Economia Titulo
Empresa cria pastilha que regula luminosidade
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Um dispositivo que controla a luminosidade, para tornar o ambiente agradável para os filhos dormirem ou para um jantar à meia-luz, por exemplo. A ideia não é nova, mas a solução encontrada pela microempresa Versax, de São Bernardo, foi diferenciada.

O empresário Waldomiro Fernandes, dono da Versax, desenvolveu um dimer (circuito eletrônico que regula a intensidade da luz) que dispensa a necessidade de a pessoa mexer nas instalações (não precisa quebrar a parede nem usar fios). Em formato de pastilha, pode ser colocado entre o soquete e a lâmpada e, com simples toques no interruptor, muda o nível de luz, de 100%, para 60%, 30% e 5%.

Fernandes destaca que o dispositivo, além da simplicidade do uso, pode duplicar a vida útil da lâmpada e reduzir o consumo de energia.

Apesar de ter vantagens em relação a outros produtos existentes no mercado, a microempresa passou por percalços, naturais para quem formalizou o negócio próprio e iniciou as vendas apenas em 2008. Ex-funcionário da Philips Lâmpadas, Fernandes saiu da companhia e resolveu desenvolver um protótipo de dimer em 2007. Engenheiro de processos, mas sem experiência empresarial, ele buscou apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que lhe indicou a Incubadora de Empresas de São Bernardo.

A incubadora, que dá suporte para projetos inovadores, interessou-se de imediato por seu projeto. E a Versax foi integrada ao programa da Prefeitura do município em parceria com o Sebrae e outras instituições, no fim de 2007.

Em 2008, além de cumprir a burocracia para a abertura da empresa, Fernandes se preparou com cursos, palestras e fez acertos no software do produto. No entanto, quando iniciou as vendas, para lojas de material elétrico e de lustres, sofria pela falta de experiência comercial. Aos poucos, e após a contratação de um representante, ganhou clientes e acertou com a Leroy Merlin, Tok&Stok e Center Castilho.

FINEP - No fim do ano passado, a empresa participou e venceu a disputa para obter R$ 120 mil do programa Prime (Primeira Empresa Inovadora), da Finep (Financiadora de Estudos e Pesquisas).

Para ser utilizado durante 12 meses, o apoio, destinado à contratação de um gestor de negócios, a obtenção de consultoria em marketing e a aquisição de software de controle de estoques, por exemplo, também deve ajudar a iluminar o caminho da Versax no mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;