Economia Titulo
Protesto antiglobalizaçao deixa 16 feridos na França
Das Agências
07/12/2000 | 14:43
Compartilhar notícia


Dezesseis membros das forças da ordem foram feridos, entre eles um gravemente, esta quinta-feira de manha em choques com manifestantes antiglobalizaçao em Nice, na França, durante a abertura da reuniao de cúpula da Uniao Européia.

Ativistas contra a globalizaçao de vários países europeus e nacionalistas bascos e corsos enfrentaram a polícia nas ruas de Nice, enquanto no Palácio da Acrópolis os 15 chefes de Estado e de Governo da UE se reuniam com os países candidatos à adesao.

Após a dispersao de uma manifestaçao pacífica anterior, grupos de jovens, homens e mulheres, muitos deles encapuzados, lançaram garrafas e vários objetos contra a polícia de choque, que respondeu com granadas de gás lacrimogêneo.

Os manifestantes atearam fogo a uma agência bancária na rua que dá acesso ao centro de conferências e quebraram vidraças de estabelecimentos comerciais.

O presidente francês Jacques Chirac condenou os atos de violência e os classificou de ``contrários às tradiçoes democráticas de todos os países da Uniao Européia'.

Durante uma coletiva com a imprensa ao término da conferência européia que reuniu os Quinze e os países candidatos a membro, o chefe de Estado francês, em seu nome e no do Governo, ``condenou todos os atos de violência que tiveram lugar e que felizmente foram controlados'.

No mesmo sentido, o primeiro-ministro francês Lionel Jospin comparou ``dois tipos de demonstraçoes diferentes', as manifestaçoes das organizaçoes sindicais pacíficas, na tarde desta quarta, e os atos de violência de desta quinta, ``que desfiguram as causas que devem ser defendidas', afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;