Turismo Titulo
Atrações para gregos e troianos
Da AJB
28/07/2004 | 17:33
Compartilhar notícia


Os centros esportivos espalhados por Atenas e seus arredores conjugam tecnologia de ponta à elegância; e história olímpica à modernidade encontrada na capital grega, tornando-se verdadeiras obras de arte, dignas de apreciação tão rigorosa quanto os milenares monumentos da Grécia. Além do Estádio Olímpico, a unidade central dos Jogos de 2004 abriga o Ginásio Olímpico, onde acontecerão as finais de basquete; o Centro Olímpico Aquático, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico, com pistas de corrida para bicicletas.

Entre as inovações arquitetadas por Calatrava para o Complexo Esportivo Olímpico de Atenas, estão as vias de acesso do bulevar central a todas as áreas esportivas; o teto em arco suspenso que recobre a entrada e parte do Estádio Olímpico, e dá cobertura ao Velódromo; a bela concha convexa vazada que serve de sombreiro aos espectadores; e a vegetação local, composta de oliveiras e pinheiros que se espalham no interior e exterior da unidade. Bacias azuis iluminadas à noite formam parte da decoração, que cria uma atmosfera aprazível refletindo o espírito olímpico.

No segundo maior conjunto esportivo, o Complexo Olímpico de Helliniko, ao final das competições os torcedores poderão assistir a espetáculos artísticos especialmente elaborados para cada uma das cinco unidades do centro. Neste lugar se realizarão as disputas de esgrima, beisebol, softbol e hóquei; e as modalidades náuticas: caiaque e canoagem.

Longe de abrigar competições esportivas, mas destinado a ocasionar a integração cultural entre jovens torcedores vindos do mundo inteiro, o Campo Olímpico da Juventude promove programas de educação esportiva, de sociabilidade e respeito entre as diferentes culturas, além de aulas de história, geografia e cultura sobre a Grécia.

Consideradas as chances de medalha do Brasil, o Estádio da Paz e da Amizade será um dos mais disputados pela torcida verde-amarela. É lá, na Costa de Faliro, ao sul de Atenas, que nossas seleções de vôlei masculino e feminino irão brigar pelo ouro. O centro esportivo é considerado uma jóia arquitetônica do estilo moderno instituído durante os últimos 20 anos. Após os Jogos Olímpicos, o estádio será destinado a eventos culturais.

Os centros esportivos da Costa de Faliro prometem atrair o público jovem. Além de estarem localizados à beira-mar, abrigam a Praça Nerou, também conhecida como praça das águas – um reforço à atmosfera festiva dos Jogos Olímpicos. Aberta das 20h às 2h da madrugada, terá, além de pistas de dança e restaurantes gabaritados, uma tela gigantesca onde serão transmitidos os Jogos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;