Política Titulo São Caetano
Após briga com vereador, Pádua volta a atuar no Paço

Ingresso do petebista é visto como primeira aproximação entre PTB e Pinheiro para 2016

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
21/10/2015 | 07:10
Compartilhar notícia


Quase um ano depois de protagonizar polêmica briga com o vereador de São Caetano Chico Bento (PP), Antônio de Pádua Tortorello (PTB) retornou ao governo Paulo Pinheiro (PMDB). O petebista foi nomeado como chefe de setor da Secretaria de Assuntos Jurídicos – a contratação foi publicada ontem no Diário Oficial.

A nomeação foi vista nos bastidores como primeiro sinal de aproximação entre o PTB e o governo Pinheiro para a eleição de 2016, quando o peemedebista disputará a reeleição. Pádua, inclusive, estava no PSC e assinou filiação na legenda petebista recentemente, depois que Altevir Anhê, aliado do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), ter deixado o comando do partido. Irmão do ex-prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004), Pádua já havia integrado o PTB, mas deixou a legenda em 2011 quando foi escanteado na legenda.

O ingresso do petebista ao governo foi amarrado pelo presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), que assumiu a presidência do partido e é um dos cotados nos bastidores para ocupar o cargo de vice na chapa de Pinheiro, que ainda não fala se entregará o posto aos petebistas em troca da aliança.

Pádua foi articulador do Paço até o fim do ano passado, quando foi exonerado por Pinheiro depois de atrito com Chico Bento por conta do resultado da eleição da mesa diretora. Pádua acusou o parlamentar de ter o ameaçado de morte com uma peixeira. Candidato do governo à presidência da Câmara, Chico responsabilizou Pádua por sua derrota na disputa interna e o acusou de ter, extraoficialmente, articulado a vitória de Bottura, que levou o pleito com a apoio da oposição. O progressista nega as ameaças.

Ontem, comentou-se pelos corredores da Câmara que a nomeação de Pádua teria tumultuado os ânimos entre governistas, entre eles Chico Bento, já que há expectativa de o petebista reassumir a articulação entre o governo e o Legislativo.

“Pádua faz parte da história da cidade. É um grande articulador e não poderia ficar de fora da gestão”, comentou o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;