Esportes Titulo
Sonho de Vampeta vai se concretizar
Do Diário do Grande ABC
15/06/2000 | 15:47
Compartilhar notícia


O sonho do corintiano Vampeta, de restaurar o Cine Rio Branco, da sua cidade natal, Nazaré das Farinhas, a 200 quilômetros de Salvador, finalmente será concretizado nesta sexta-feira. Foram quatro anos, desde que amigos o procuraram, pedindo ajuda para salvar o velho cinema, um dos mais antigos do Brasil, inaugurado em 1927.

Para a festa, Vampeta convidou vários amigos que fez, quando deixou Nazaré para se tornar jogador consagrado, entre os quais Dida, Edílson, e Ronaldinho. O atacante da Internazionale que está no Brasil se recuperando da grave contusao no joelho, garantiu presença no evento.

Estará ao lado do presidente do Congresso senador Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BA) e do governador César Borges (PFL), entre outras presenças ilustres que sao aguardadas.

Vampeta quer transformar o Cine Rio Branco num centro cultural da regiao, pois além da exibiçao de filmes, peças de teatro e shows musicais, haverá oficinas de artesanato no local, para que os jovens aprendam a fazer caxixis, peças em miniaturas de cerâmica popular tradicionais do Recôncavo Baiano. O jogador está acertando convênio de cooperaçao técnica com a Fundaçao Cultural da Bahia para a organizaçao da programaçao artística e as oficinas de arte, esperando atrair alunos de escolas de toda regiao ao projeto.

A idéia de restaurar o Rio Branco ocorreu em 1996 quando um grupo de amigos, entre os quais o aposentado Uriel Santiago procurou Vampeta logo após o fechamento definitivo do cinema, cujo proprietário pensava em vendê-lo para uma igreja evangélica. Sensibilizado com o fim do local onde assistiu vários filmes na sua infância e adolescência, Vampeta concordou em comprar o imóvel pelo qual pagou R$ 80 mil.

A restauraçao e modernizaçao custaria mais R$ 300 mil ao longo dos anos, pois houve por um lado a preocupaçao de manter o estilo art-nouveau do prédio, em voga no início de século. Além disso, o jogador da seleçao brasileira fez questao de dotar o cinema com os equipamentos mais modernos de projeçao e 670 poltronas confortáveis.

Uma fundaçao cujo nome provavelmente será o do jogador (Marcos André Batista Santos), está sendo criada para administrar o cinema bem como acompanhar a creche e a instituiçao que cuida de deficientes físicos de Nazaré, que recebem a ajuda financeira de Vampeta. Nos primeiros dias, o cinema exibirá um curta-metragem baiano "Rádio Gogó" cujo tema é o futebol. Mas a programaçao será de filmes comerciais, recém-lançados, um "luxo" que os moradores de Nazaré nao conheciam havia muito tempo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;