Nacional Titulo
Obras no aeroporto de Cumbica começam nesta segunda
Da Agência Brasil
17/08/2007 | 20:58
Compartilhar notícia


O presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Sérgio Gaudenzi, garantiu nesta sexta-feira que as obras de reforma da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), começam na próxima segunda-feira.

A pista vai ficar interditada até o final de novembro, quando será reaberta para o período do verão, “época de chuvas e de maior movimento no aeroporto”. As obras serão retomadas em abril e concluídas até junho de 2008, a um custo total de R$ 13 milhões.

Os 450 vôos diários do aeroporto serão remanejados para a pista auxiliar. “Se esta pista não conseguir absorver a demanda, vamos ter que escalonar os horários ou até mesmo transferir alguns vôos para outros aeroportos”, frisou Gaudenzi.

Vôos - Segundo ele, no início da próxima semana, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) vão se reunir para definir o possível escalonamento de horários dos vôos e discutir a capacidade de pousos e decolagens de Cumbica com o uso apenas da pista auxiliar, que tem três mil metros.

“Não temos outra alternativa. Temos que fechar a pista principal para reformas. Haverá transtornos nos vôos, certamente, mas temos de fazer por uma questão de segurança”, destacou o presidente da Infraero. “Há uma divergência entre os técnicos. Uns querem diminuir o número de vôos nesse período de reforma. Outros acham que não é necessário. Vamos esperar pela reunião da Anac e do Decea. Se não houver entendimento, o ministro (da Defesa, Nelson Jobim) é quem vai decidir.”

Reforma - A pista principal de Cumbica tem 3,7 mil metros. A reforma será divida em três etapas. Vai começar na parte central (com 1,4 mil metros), e a previsão é que a obra esteja concluída no dia 10 de outubro. A segunda etapa, na cabeceira da pista (área de 1,3 mil metros), inicia no dia seguinte (11) e deve terminar em 30 de novembro. “Com esses dois trechos prontos, a pista já vai estar em condições de ser utilizada no período do verão, época de maior demanda”, pontuou Gaudenzi. A última etapa será a reforma da parte final da pista, que tem mil metros, entre abril e junho de 2008.

De acordo com o presidente da Infraero, terminada as obras na pista de Cumbica, será possível aumentar a quantidade de vôos no aeroporto. “Mas a idéia do governo é construir uma terceira pista em Guarulhos. A obra já está prevista no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). É uma prioridade”, finalizou.

No início da noite desta sexta-feira, a Infraero divulgou uma nota oficial para esclarecer que a Anac está fazendo "ajustes" sobre os vôos em Guarulhos junto com as companhias aéreas, "faltando apenas concluir o remanejamento de horário de dez vôos domésticos”. Além disso, voltou a enfatizar que "o aeroporto não fechará seu funcionamento em momento algum", mantendo sua capacidade operacional de 33 vôos por hora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;