Nacional Titulo
Usina estaria usando mão-de-obra indígena ilegal
Do Diário OnLine
29/05/2001 | 20:21
Compartilhar notícia


A Usina Nova União, em Serrana (SP), estaria usando mão-de-obra indígena ilegal no corte de cana de açúcar. A denúncia foi feita na segunda-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sertãozinho.

O caso está sendo investigado pela Justiça do Trabalho de Campinas e de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O procurador Ronaldo Lira esteve na usina nesta terça e apreendeu diversas carteiras profissionais em branco e verificou condições de trabalho precárias. No corte da cana, por exemplo, os índios não usavam luvas.

O representante do departamento pessoal da Nova União, Cláudio Peles, no entanto, disse que os indígenas recebem pelo serviço e que trabalham em condições legais. Segundo ele, a Funai tem conhecimento da contratação de cerca de 300 moradores da tribo Lalima, de Miranda (MS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;