Nacional Titulo
Começa retirada de óleo de balsa afundada no Rio PA
Do Diário do Grande ABC
26/02/2000 | 14:59
Compartilhar notícia


Começou, na manha deste sábado, a operaçao de retirada do óleo da balsa que naufragou no rio Pará, no início do mês. O óleo será transferido para uma outra embarcaçao, que tem capacidade para 5 milhoes de litros de combustível.

Toda a área foi isolada pela Capitania dos Portos. Sao 60 técnicos envolvidos na operaçao e o trabalho mais complicado é dos mergulhadores, responsáveis por conectar as bombas de sucçao aos tanques carregados com óleo.

Engenheiros da Texaco, empresa responsável pela balsa, calculam que o resgate deve demorar seis dias. A bomba vai transferir por hora, entre 30 mil e 40 mil litros de óleo para uma outra balsa, que está na superfície. Ao mesmo tempo, os tanques da embarcaçao naufragada vao ser enchidos com água, para evitar que ela se movimente durante a operaçao.

Também foram espalhadas barreiras de contençao em toda a área, além de sacos de areia em volta da balsa no fundo do rio, vao tentar manter o óleo confinado se houver vazamento. Depois que todo o combustível for retirado, será injetado ar nos tanques vazios para a balsa voltar a flutuar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;