Turismo Titulo
Cidades mineiras estão em festa
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
16/07/2003 | 19:00
Compartilhar notícia


Eta trem bão, sô! Mineiro pode até ter fama de desconfiado, mas sabe se divertir como ninguém, principalmente quando o mês é julho. Além dos tradicionais festivais de inverno das cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João Del Rey, Sabará e Itabira, que atraem milhares de visitantes durante as férias do meio do ano, diversas cidades e estâncias hidrominerais do interior de Minas Gerais e da região metropolitana de Belo Horizonte realizam eventos nesta época para não deixar a peteca turística cair. Motivos para festejar não faltam: tem festa do vinho, do biscoito, da cachaça, de orquídeas e até em homenagem ao carro de boi.

No sul do Estado, próximo à divisa com São Paulo, as cidades de Extrema e Monte Sião – famosa por suas malhas – resolveram apostar na veia ecoturística da região para conquistar tanto os visitantes amantes da natureza quanto os aficionados por esportes de aventura. Extrema dará início, no dia 20, ao Extrema Adventure Park, evento que promete reunir atividades de ecoturismo à prática de esportes de aventura; e Monte Sião promoverá, no dia 27, o 1º Encontro de Mountain Bike para explorar as belezas naturais do sul mineiro.

A cidade de São Lourenço, no Circuito das Águas, por sua vez, realizará até 27 de julho a terceira edição do seu Festival de Inverno. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para o evento, que contará com apresentações de grupos de música e dança, peças teatrais, encontro de bandas e pista de patinação no gelo. Paralelamente, entre os dias 24 e 27 de julho, será promovido o 3º Festival da Cachaça Artesanal, com 45 estandes da bebida e especialidades típicas, como pão de queijo e broas de fubá.

Atividades culturais também são o ponto forte da programação do Julhofest, em Poços de Caldas, que se estenderá até o dia 3 de agosto, com peças de teatro, rodas de chorinho, jazz e feiras de artesanato, além de shows com as bandas Pato Fu e 14 Bis. Já Araxá promoverá, no dia 26, um encontro típico conhecido como Causos e Violas das Gerais; e Diamantina cumprirá na sexta-feira um circuito de serestas ao longo das principais ruas da cidade.

Outro município histórico que decidiu investir em música para atrair visitantes foi Sabará, a apenas 25 km de Belo Horizonte. Em comemoração ao seu aniversário de 292 anos, a cidade promove, durante o mês de julho, a 18ª edição do Festival de Sabará, que reunirá rodas de samba no bairro Nações Unidas, chorinho no coreto da praça Santa Rita, mostras de artes plásticas, oficinas infantis e, para a terceira idade, forró e exibição de vídeos.

Quem prefere os irresistíveis apelos da gastronomia mineira, por sua vez, deve incluir como destino a cidade de Caldas, que prossegue com a Festa do Biscoito até o dia 27 deste mês. Já se o rumo for a Julhofest de Poços de Caldas, uma dica: aproveite a oportunidade e dê um pulinho na vizinha Andradas. A partir deste sábado até o dia 27, a cidade promoverá a sua 38ª Festa do Vinho, no estádio Parque do Azulão. Além de muitas variedades da bebida extraída da uva, a festa contará com shows de Moraes Moreira (dia 19/7), Roupa Nova (25/7), RPM (26/7) e das duplas sertanejas Teodoro e Sampaio (20/7) e Zezé Di Camargo & Luciano (27/7). Informações no telefone (0XX35) 3731-5055.

E em meio a tantos shows e comidas típicas, as cidades de Guaxupé e Ibertioga despontam com dois eventos tão diferenciados quanto tradicionais, ambos programados para este fim de semana (18 a 20/7). Guaxupé realizará a 51ª Exposição Nacional de Orquídeas, e Ibertioga (vizinha a Barbacena) promoverá o Festival do Carro de Boi, tradição de mais de 20 anos, com direito a concurso da melhor parelha de bois, do melhor condutor do carro e até a baile da rainha e das princesas do Carro de Boi. Haja pique para tanto festejo!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;