Internacional Titulo
Macau é devolvido à China depois de 442 anos de presença portuguesa
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 18:23
Compartilhar notícia


Portugal devolveu à China segunda-feira à 00h01 local (domingo, 14h01 de Brasília) o enclave de Macau, última colônia européia na Asia, depois de 442 anos de presença.

A cerimônia oficial se desenvolveu sem incidentes, na presença dos presidentes português Jorge Sampaio e chinês Jiang Zemin.  Macau passou de administraçao portuguesa à regiao administrativa especial da República Popular da China, sob o princípio de `um país, dois sistemas'.

Uma miniconstituiçao, elaborada por Pequim e ratificada em março de 1993, autoriza Macau a conservar um sistema ocidental capitalista até pelo menos o ano de 2049, com um elevado grau de autonomia, mas com os ministérios de Defesa e Relaçoes Exteriores sob a dependência do governo chinês. 

O enclave de Macau, de 23,6 km2 de superfície, está localizado no delta do rio das Pérolas, sudoeste da China. Conta com 430.000 habitantes, dos quais mais de dois terços sao chineses e cerca de um quarto, portugueses.  A presença portuguesa em Macau remonta a 1557.  

Em abril de 1987, Pequim e Lisboa assinaram um acordo estipulando a devoluçao de Macau à China dia 20 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;