Esportes Titulo
F1: temporada começa agora, diz Zanardi
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 17:15
Compartilhar notícia


O italiano Alessandro Zanardi, da Williams, garantiu que a temporada deste ano da Fórmula 1 começará de verdade para ele no Brasil. Tudo por causa de sua decepcionante participaçao no Grande Prêmio de Melbourne, na Austrália, no início do mês passado. Foram sucessivas quebras nos treinamentos. Na prova, Zanardi precisou abandonar a pista na 21ª volta, depois de se acidentar. No entanto, o "otimismo" do piloto, campeao de Fórmula Indy em 97 e 98, contrastava com seu olhar abatido após os treinos livres desta sexta.

Na manha desta sexta, em uma hora de testes, Zanardi deu apenas uma volta em Interlagos. "Infelizmente, uma impureza, que entrou pelo sistema de embreagem do carro, atingiu o sensor que comanda o motor, cortando o seu funcionamento", justificou Zanardi. Um vazamento de combustível também atrapalhou os planos da equipe inglesa. "Fiquei triste pelos mecânicos, que estao trabalhando duro nos últimos dias." A tarde, o italiano voltou à pista, mas, com um tempo de 1min21s773, conseguiu apenas um modesto 16º lugar nos treinos livres.

"Neste sábado, com certeza, teremos um melhor rendimento", disse o piloto. O diretor-técnico da Williams, Patrick Head, estava tao confiante quanto Zanardi, lamentando apenas o mau tempo em Sao Paulo.

"A chuva nos prejudicou, mas posso dizer que tivemos um dia produtivo." Desde de o Grande Prêmio em Melbourne, a Williams realizou apenas dois dias de testes, em Barcelona, na Espanha. Foram feitas algumas alteraçoes no carro, principalmente para aperfeiçoar a sua aerodinâmica. "Muitos ajustes ainda precisam ser realizados", explicou Zanardi. "Vamos ver se até domingo, no GP, conseguimos fazer todas as mudanças necessárias."

O italiano elogiou o autódromo. "Interlagos tem curvas variadas, que me atraem muito", afirmou o piloto, apesar de reconhecer que ainda nao se readaptou ao traçado do circuito. Em 93, guiando uma Lotus, Zanardi fez seu primeiro e único ponto até agora em sua história na Fórmula 1. Ele elogiou também as ondulaçoes na pista, tao criticadas pela maior parte dos pilotos. "Vejo como uma característica própria do autódromo, em vez de considerá-las um ponto fraco."

Euforia - Ao contrário do italiano, seu companheiro na Williams, o alemao Ralf Schumacher, estava radiante no box da equipe após os treinos livres desta sexta. Durante a manha, mesmo sob forte chuva, Ralf fez o melhor tempo, com 1min24s644. A tarde, garantiu o 10º lugar, com 1min20s671. "Se tudo der certo, pretendo ficar entre os sete primeiros colocados no grid." Na Austrália, o alemao chegou em terceiro lugar, marcando quatro pontos na classificaçao.

Ralf confessou que ficou impressionado com a rápida mudança do tempo em Sao Paulo. "Num momento, estava chovendo e em outro, nao", disse.

"Mesmo assim, estou feliz, pois o carro está respondendo bem com a pista seca ou molhada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;