Automóveis Titulo
Volks lança Gol 1.0 Turbo
Landa Xavier
Enviada a Natal
06/06/2000 | 20:39
Compartilhar notícia


   O que é que o novo Gol tem que os outros veículos da categoria nao têm? Nada menos que a primeira versao turbo de um motor de 1,0 litro 16V. A novidade foi apresentada aos jornalistas na semana passada, na Base Aerea de Natal (RN). Além do Gol, o motor turbo 1.0 16 válvulas também vai equipar a Parati 2000. O veículo, apesar de ser popular, tem desempenho e potência dos modelos 2,0 litros. Sao 112 cv de potência a 5,5 mil rpm com torque de 15,8 kgfm a 2 mil giros. Desempenho surpreendente para quem está a bordo de um modelo popular.

Mas, em meio a qualidades tao significativas, o novo Gol também tem seu defeito: o preço, que, se comparado aos dos outros modelos de mil cilindradas do mercado, nao é nada atraente. A versao inicial com duas portas vai custar R$ 22.798 - valor que significa um desembolso de cerca de R$ 5 mil a mais do que a média dos populares. A explicaçao da Volkswagen é o pacote de itens de série, além, é claro, do excelente desempenho obtido.

Ao lançar o Gol e a Parati com o novo motor 1.0 16V Turbo, a Volkswagen quer colocar no mercado brasileiro carros populares com características de veículos top de linha. O resultado conseguido foi a surpreendente potência de 112 cv nos, até entao, fracos carros mil, que nao ultrapassavam os 68 cv.

O Diário avaliou os novos modelos 1.0 turbinados em um percurso aproximado de 50 km em trechos urbanos e rodoviários. O desempenho é altamente satisfatório até para os motoristas mais pessimistas em relaçao aos chamados populares - os modelos conseguem fazer de zero a 100 km em menos de 10 segundos e, devido ao torque de 15,8 kgfm logo aos 2 mil rpm, proporcionam boa dirigibilidade em médias e altas rotaçoes. E, acreditem, as ultrapassagens tornaram-se possíveis até mesmo em subidas. Um motorista menos avisado, certamente, acreditaria estar dirigindo um modelo 2.0.

Esse aumento da potência ocorre devido à alimentaçao forçada pelo turbocompressor. "O fato é que o turbo empurra mais ar para dentro dos cilindros, gerando mais energia na fase da combustao, o que se traduz em ganho de potência", diz Joao Alvarez, gerente da área de desenvolvimento de motores da VW.

Bem diferente da tradicional brutalidade dos motores turbo, o Gol e a Parati, apesar do ronco do escapamento esportivo, conseguem aliar a suavidade - comum aos populares - à rapidez, raridade em modelos mil. A velocidade máxima, de acordo com a montadora, é 192 km/h para o Gol e 191 km/h para a Parati. O consumo também é um dos pontos fortes. O Gol faz 11,5 km/l na cidade, enquanto a Parati faz 11,3 km/l. Na estrada, ambos fazem 16,5 km/l, segundo a Volkswagen.

O motor que recebeu o turbo é o manjado 1.0 16V, que conta com 68 cv de potência. O propulsor, entretanto, foi alvo de cerca de 20 inovaçoes tecnológicas. Os componentes foram reprojetados para atender às novas solicitaçoes térmicas e mecânicas de funcionamento do turbocompressor, assim como os materiais e processos que foram desenvolvidos para evitar o desgaste prematuro, refrigerar os pistoes e válvulas, bem como aumentar a resistência estrutural e térmica do bloco e coletor de escapamento.

Esse turbocompressor, que equipa os novos modelos, é o GT12, da Allied Signal. Por ser mais leve e compacto, faz com que os veículos ofereçam respostas rápidas e melhor aproveitamento da curva de torque em todas as marchas.

A embreagem, por sua vez, foi redimensionada para suportar o torque e isolar as vibraçoes de funcionamento de um motor turbo. A quarta e quinta marchas, por exemplo, foram alongadas para responder melhor às faixas de potência e torque. Para suportar esse motor de 112 cv de potência, a Volkswagen adotou o mesmo semi-eixo, direçao, suspensao e freio utilizados nos veículos 2.0.

Projetado e desenvolvido na fábrica de Sao Bernardo, o novo propulsor será produzido na fábrica da montadora em Sao Carlos, interior de Sao Paulo. Os veículos turbinados chegarao à rede de concessionárias ainda na segunda quinzena deste mês.

Além da nova motorizaçao, os novos Gol e Parati possuem um visual mais esportivo. Uma máscara preta emoldura os faróis e os vidros ganharam um verde mais escuro. Os carros vêm com faróis de neblina com duplo refletor e pára-brisa degradê. O pára-choque dianteiro tem uma segunda entrada de ar na cor do veículo, assim como os espelhos. A grade inferior, por sua vez, é preta.

Ainda para garantir a aparência esportiva, as rodas sao de liga leve em alumínio com aro 14 e as ponteiras do escapamento sao ovais. Além desses itens, de série, tanto o Gol como a Parati trazem direçao hidráulica e limpador de pára-brisa traseiro. O aerofólio sai de fábrica apenas no Gol, enquanto que o bagageiro no teto vem somente na Parati.

No que se refere ao acabamento interno, a diferença em relaçao aos outros modelos da montadora está na combinaçao das cores preta e cinza no revestimento dos bancos, laterais das portas, cintos de segurança e volante.

De acordo com a Volkswagen, a perspectiva é de que as vendas atinjam 2 mil unidades logo nos primeiros meses de comercializaçao.

A jornalista viajou a convite da Volkswagen




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;