Turismo Titulo
Pelo litoral brasileiro está no rastro dos Bilros
Da AJB
30/04/2003 | 18:51
Compartilhar notícia


Onde há rede, há renda. O ditado popular, usado para associar a atividade pesqueira à produção de renda de bilro, é comprovado no litoral brasileiro. Florianópolis, cidades do Ceará, Pernambuco e São Luís do Maranhão tecem um roteiro pelo mundo das rendeiras, entrelaçado por belas praias, atrativos históricos e a tradição dos bilros, que aportou no país a reboque dos costumes portugueses.

No Ceará, a delicadeza das rendas e a formosura do litoral costuram o programa perfeito. Ao Sul de Fortaleza, as cidades de Beberibe, Aquiraz, Cascavel e Aracati são sinônimo de qualidade quando o assunto é renda de bilros. Infelizmente, a tradição tem minguado com os anos, mas ainda se encontram rendeiras por ali.

Em Aracati, comunidades como o Córrego da Nica, Córrego dos Fernandes e Córrego dos Rodrigues ainda mantêm o aparato da produção das rendas. Concorrendo com os curiosos bilros, o distrito de Canoa Quebrada atrai os visitantes com suas falésias e mar verde-água.

Beberibe não fica atrás quando se trata de litoral. O município é dono das praias das Fontes e Morro Branco. Nesta, o trajeto pelo labirinto de falésias é imprescindível, conhecendo pela caminhada as fendas naturais e as tradicionais garrafas de areia colorida.

O trabalho da Cooperativa de Rendeiras de Pesqueira, a 212 km de Recife, em Pernambuco, projetou a cidade tanto país afora quanto no exterior. O ofício artesanal, que no caso da renda de bilros é feito pelo entrelaçado de fios presos a bobinas, trabalhado sobre uma almofada cilíndrica, é fonte de sustento da maioria das mulheres do município.

Elas trabalham no quintal e na varanda de suas casas, tornando-se um atrativo a mais de Pesqueira, que conta com serras, açudes e cachoeiras. Os delicados trabalhos são vendidos na feirinha municipal, que acontece semanalmente na praça principal. Poção é outro pólo rendeiro de Pernambuco. Além da renda de bilros, a cidade produz renda renascença, frivolitê e macramê.

Em São Luís, onde a influência portuguesa ultrapassa a renda e chega aos azulejos que revestem os casarões da cidade, os bilros ainda podem ser encontrados na praia da Raposa, onde, para não fugir à regra, há uma colônia de pescadores.

Em Florianópolis, a tradição das rendas de bilros, que hoje é passada de mãe para filha, é fruto da influência açoriana na cultura local. Ao longo da avenida das Rendeiras, na célebre e linda Lagoa da Conceição, lojas comercializam os trabalhos das rendeiras que, além de lindos, respondem pela principal atividade artesanal de Santa Catarina. São diversos tipos de pontos dando origem aos mais diferentes produtos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;