Política Titulo
Reali quer incluir tucanos na pauta do Consórcio
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
05/04/2011 | 07:24
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Em cerca de dois meses no comando do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), recebeu dois petistas com destaques no cenário nacional: senadora Marta Suplicy e ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A escrita de trazer personalidades de seu partido para discussões políticas regionais não deve perdurar ao longo dos dez meses restantes de mandato, se depender da disposição de lideranças tucanas.

Isso porque, como gestor da entidade, Reali disse ontem que quer afastar os interesses partidários e trazer alguns nomes do PSDB, como o governador Geraldo Alckmin, os secretários de Gestão e Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e de Energia, José Aníbal, além do senador Aloysio Nunes. "Estou conversando bem com o Edson Aparecido. Quero trazer eles aqui, mas depende das circunstâncias e do tempo deles. Espero que o Aloysio venha também", disse Reali.

A atuação do petista no colegiado de prefeitos tem sido movimentada. Abriu diálogo com deputados - estaduais e federais - e com a Frente Parlamentar - composta pelos presidentes das Câmaras da região -, entregou a pauta de ações prioritárias ao Estado e à União, cobrou de Padilha investimentos mais generosos na Saúde e conquistou apoio de Marta nas reivindicações conjuntas.

Porém, até o momento, na prática, poucos avanços. O trabalho não pode ser desvinculado de atuações anteriores. Gestor em 2009, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), organizou a transformação em entidade pública e o sucessor, prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), consolidou a mudança e concluiu o plano estratégico, documento de onde saiu a atual pauta prioritária.

 

Petista diz que eleição atrapalhou gestão de Volpi

 

A troca de comando no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC nos últimos três anos foi marcada pelo discurso de que ‘agora vai'. O motivo da empolgação era sobre a transformação em uma entidade pública, modelo jurídico que possibilita executar projetos e receber recursos dos governos estadual e federal.

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), assumiu a entidade em 8 de fevereiro de 2010, data em que virou pública. No entanto, o grande feito do verde foi a conclusão do plano estratégico regional para os próximos dez anos. "O ano eleitoral atrapalha muito. Tudo é considerado palanque político", disse o atual gestor do Consórcio, prefeito de Diadema Mário Reali (PT), ao justificar a falta de ações concretas.

Em contrapartida, o petista enxerga o momento como fértil para, de fato, executar. "É o primeiro ano de governo (Estado e União). Eles têm disposição para dar uma injeção de agitação nas nossas pautas", definiu Reali, que disse participar da entidade desde sua fundação, como deputado estadual e secretário municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;