Nacional Titulo
Banco é assaltado dentro de Comando Militar no Rio
Do Diário do Grande ABC
15/01/1999 | 14:15
Compartilhar notícia


Um mês e dez dias depois mais um assalto em um posto bancário no interior do Palácio Duque de Caxias, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, um dos lugares que deveria ser dos mais seguros no estado, já que nele ficam as repartiçoes do Comando Militar do Leste (CML) e do 1º Comando Militar. Desta vez a agência do Banco Real foi invadida por dois assaltantes armados que levaram R$ 26mil depois de terem rendido dois gerentes e uma faxineira. Os ladroes nao foram vistos entrando nem saindo do prédio pelos soldados da Polícia do Exército e do Batalhao da Guarda, que fazem a segurança do local.

O assalto aconteceu por volta das 8h. Segundo um dos gerentes, um homem fingia retirar dinheiro em um caixa eletrônico 24h ao lado de um general que fazia um saque. Desconfiado, o gerente se escondeu com a faxineira, mas assim que o oficial foi embora o homem teria entrado na agência e rendido a outra gerente. Os três ficaram amarrados enquanto os homens pegaram o dinheiro e fugiram pela porta principal do palácio. O alarme só foi acionado uma hora depois. Imediatamente as portas de acesso foram fechadas e ficaram assim até as 10h. A entrada no prédio ficou proibida e quem queria sair tinha de passar por uma revista completa.

O clima do lado de fora do Palácio Duque de Caxias ficou tenso durante o período em que ficou fechado. Pessoas que passavam pelo local contaram que, na tentativa de encontrar os assaltantes, os soldados pararam os ônibus que passavam pela rua. A Polícia Militar esteve no local e entrou pelo portao privativo, nos fundos do prédio. ``Sempre que se reprime uma determinada área, os bandidos partem para outra. Os assaltos a banco que estao acontecendo agora sao em funçao do cerco que o estado está fazendo. Os traficantes estao procurando um outro tipo de atividade econômica', disse o governador Anthony Garotinho. O governador só lamentou que o assalto tenha ocorrido no interior do CML.

Sao quatro agências bancárias pagadoras que atendem no saguao central no térreo do palácio, Bradesco, Real, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Como o prédio tem segurança ostensiva, as agências nao possuem vigias próprios. A entrada só pode ser feita pela portaria principal após apresentaçao de um documento, que nao fica retido. De acordo com um soldado, há alguns anos era obrigatório o uso de crachá.

Em 5 de dezembro do ano passado um outro assalto ocorreu no CML. Um homem rendeu o gerente do banco Bradesco, Antenor Paes Filho, e esperou durante uma hora até a abertura automática do cofre. Depois de pegar R$ 10mil, o assaltante amarrou o gerente com a própria gravata e saiu carregando o dinheiro em uma sacola. O alarme foi tocado 15 minutos depois, mas o homem tinha desaparecido.

O Palácio Duque de Caxias, um modelo da art déco no Rio, foi contruído entre 1937 e 1941 e funcionou como sede do Ministério do Exército. Em frente, fica o Panteao do Duque de Caxias. Cerca de 2 mil funcionários trabalham no prédio e aproximadamente 4 mil visitantes circulam pelo seu interior diariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;