Economia Titulo
Minério volta a pressionar o IGP-M
19/06/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


O preço do minério de ferro em alta voltou a pressionar mais um índice de inflação. A segunda prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de junho subiu 1,06%, após avançar 0,95% em igual prévia em maio. Porém, mesmo com a aceleração, a alta da segunda prévia ficou abaixo das expectativas do mercado financeiro, que esperavam aumento de, no mínimo, 1,14%.

O resultado menor do que o esperado pode ter sido causado também pelo minério de ferro, cuja inflação parece estar perdendo fôlego. Isso porque, na segunda prévia de junho, o produto subiu 32,61%, bem menos do que a elevação de 75,25% mostrada na primeira prévia do índice deste mês.

O IGP-M é muito usado para reajustar o aluguel. Para o coordenador de análises econômicas da FGV (Fundação Getulio Vargas), Salomão Quadros, o auge do impacto do minério na inflação parece estar chegando ao fim. "É possível que isso (a desaceleração na inflação do minério) ajude o IGP-M de junho a fechar abaixo da taxa de maio (1,19%)."

Quadros comentou ainda que a segunda prévia de junho ficou bem abaixo da primeira, que mostrou alta 2,21%, devido ao minério em alta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;