Internacional Titulo
Catalunha tem votação hoje para determinar independência da região da Espanha
27/09/2015 | 08:45
Compartilhar notícia


A região da Catalunha realiza eleições neste domingo para decidir sobre a independência da região da Espanha, um assunto que perpetua por anos.

Separatistas há muito tempo tem empurrado um referendo sobre a independência da região, mas o governo central da Espanha não tinha permitido, argumentando que seria inconstitucional pela votação ser apenas em uma região.

A eleição deste domingo é para 135 membros do Parlamento da Catalunha, localizada na capital da região de Barcelona. Separatistas argumentam que, se ganhar 68 assentos, o resultado daria a eles um mandato democrático para iniciar uma divisão da Espanha, que poderia incluir uma declaração unilateral de independência.

O governo central do primeiro-ministro, Mariano Rajoy, diz que vai usar de todos os meios legais para impedir a independência da Catalunha, como uma saída da União Europeia e da zona do euro.

No entanto, se a chapa independentista cumprir as previsões e alcançar a maioria absoluta, mesmo que em número de deputados, e não de votos, o presidente da Generalidad da Catalunha, Artur Mas, disse que levará adiante nos próximos 18 meses, seu programa de independência unilateral da Catalunha.

Pesquisas de intenção de voto preveem uma vitória apertada dos partidos pró-independência, o Junts pel Sí. Mas também indicam que o principal bloco de partidos separatistas, provavelmente precisariam do apoio da extrema-esquerda, a Candidatura d'Unitat Popular (CUP), para conseguir a maioria dos assentos necessários para lançar o seu esforço para cortar os laços seculares com o resto da Espanha. Em votos, os dois grupos teriam cerca de apoio de 49,6% dos eleitores. Fonte: Associated Press




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;