Fóssil hominídeo de 3 milhoes de anos é encontrado na França
13/11/1999 | 15:33

Um novo fóssil de homínideo, de 3 a 3,5 milhoes de anos, foi descoberto no Chade, informou neste sábado em Paris o paleontólogo Michel Brunet, em entrevista concedida ao jornal Le Figaro.

A descoberta ocorreu no mesmo lugar em que Brunet, diretor do laboratório de paleontologia humana da Universidade de Poitiers (centro da França), encontrou em 1995 a mandíbula de um homínideo (primata, cujos ascendentes levam ao do homem) de aproximadamente a mesma idade, batizado de ``Abel'.

``Abel já nao é mais um descobrimento isolado, e isto permite novas hipóteses sobre as origens do homem, seu aparecimento e deslocamentos', assinalou. ``Meu próximo desafio consiste em encontrar o homínideo mais antigo', comentou.

A descoberta na Etiópia em 1974 de ``Lucy' (3,2 milhoes de anos) levou numerosos paleontólogos a formular a hipótese que situa a origem da espécie humana a leste da falha africana de Rift (Africa Oriental), suposiçao que a descoberta de ``Abel' poderia colocar em dúvida.