Economia Titulo
Avape abre fábrica de pães na região
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
07/09/2010 | 07:31
Compartilhar notícia


Com base na experiência em produção de pães e na capacitação de pessoas com deficiência, a entidade social Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) inaugurou recentemente sua indústria panificadora em Santo André. Cerca de 30% dos funcionários possuem algum tipo de deficiência (com quadro de 30 empregados, nove são deficientes).

Segundo Sissi Costa, gerente do empreendimento, com a unidade fabril, a Avape consegue capacitar deficientes para o mercado de trabalho, gerar emprego e renda, além de reverter seus lucros para a manutenção dos projetos da organização. "É um negócio novo. Sempre tivemos a oficina de panificação, mas agora, voltamos o atendimento para uma grande demanda."

A panificadora produz, em média, 38 mil pães, 138 mil kits lanches e 8.000 salgados e doces por mês. Há clientes da região e da Capital, entre eles atacadistas, padarias e empresas.

Ainda de acordo com Sissi, a fábrica tem capacidade para dobrar a produção e atender um mercado muito maior. "Com um diferencial: produtos artesanais e de alta qualidade", enfatiza.

A indústria da instituição possui linha comercializada em supermercados e padarias; além de produzir diariamente pães doces e salgados, petit fours (pequenos biscoitos de origem francesa) e kits lanches.

CAPACITAÇÃO
Nas instalações da fábrica, funciona também um centro de treinamento profissional para pessoas com deficiência.

No local, os atendidos da Avape - cerca de dez pessoas por dia - aprendem uma profissão ligada ao ramo alimentício e desenvolvem habilidades profissionais para, posteriormente, serem inseridos no mercado de trabalho ou contratados pelo próprio empreendimento. "As pessoas ficam prontas para o mercado", salienta a gerente.

Durante o treinamento, as pessoas com deficiência são direcionadas para os setores em que têm maior habilidade, para se especializarem.

A fábrica de pães é parte do Avape Nutre (capacitação realizada em seu centro de produção de alimentos), assim como o programa Padaria Escola.

CONTRATAÇÃO
O número de funcionários varia muito na fábrica, já que as pessoas sempre conseguem emprego em outras empresas. "Por isso, sempre há contratação", conta Sissi Costa.

Além dos deficientes, a fábrica de pães da Avape também emprega aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho. As funções com maior número de vagas são de ajudante de produção e de padeiro.

Serviço: Interessados devem fazer a inscrição no departamento de seleção da Avape - Avenida Higienópolis, 415, Vila Gilda, Santo André - das 8h às 17h. O currículo pode ser encaminhado para o e-mail cta@avape.org.br. Informações pelo telefone (11) 4993-9200


Entidade oferece empregos no Grande ABC
A Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) oferece 20 postos de trabalho para pessoas com deficiência em São Paulo e no Grande ABC. As oportunidades são para o cargo de telemarketing ativo e receptivo.

Os interessados precisam ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o segundo grau. Conhecimentos básicos no pacote office é pré-requisito. A carga horária é de seis horas diárias, com direito a uma folga semanal.

A empresa contratante oferece vale-transporte e kit lanche. A remuneração pode variar entre R$ 650 e R$ 840.

Segundo a Avape, não é necessário que o candidato tenha experiência anterior na função, pois haverá treinamento remunerado aos profissionais contratados.

Interessados em se candidatar às vagas devem entrar em contato pelo telefone (11) 4993-9200 ou pelos e-mails: cristiane.arruda@avape.org.br (São Paulo) ou evelin.cruz@avape.org.br (região). TM


Programa capacita jovens de baixa renda
Além da fábrica de pães, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) oferece programa de capacitação profissional gratuita, em que pessoas com deficiência e jovens de baixa renda podem participar de diversos cursos - entre eles de informática, manutenção e instalação de microcomputadores, atendimento ao cliente, telemarketing e gestão de pequenos negócios.

Outras opções de curso são os de organização de roteiros turísticos, empreendedorismo, administração financeira de agências de turismo, marketing aplicado ao turismo, redação empresarial, comunicação e expressão para o mercado de trabalho, digitação e eletrônica.

As atividades acontecem nas unidades de Santo André, Zona Sul, Tatuí e Resende, em comunidades carentes, empresas e entidades sem fins lucrativos.

O programa de reabilitação profissional, tem o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência uma vivência profissional que simula o ambiente de trabalho.

PASSO A PASSO
As atividades acontecem em grupos ou individualmente, sob a orientação de médicos, monitores, psicólogos e assistentes sociais.

O intuito maior não é a qualificação para estas atividades específicas, mas o desenvolvimento global para vida no trabalho. O tempo de permanência nas estações de trabalho varia de pessoa para pessoa.

Além de requisitarem capacitação, normalmente, as empresas contratantes buscam pessoas com Ensino Médio completo e deficiência compatível com as atividades que serão executadas.

No recrutamento feito por meio da associação, as companhias oferecem benefícios, como transporte, alimentação e assistência médica.

Os interessados em se cadastrar nas vagas oferecidas pela Avape podem entrar em contato pelos telefones 3055-5000 (para quem reside em São Paulo) e 4993-9200 (para quem mora no Grande ABC).

ASSOCIAÇÃO
A Avape foi fundada no Grande ABC há 28 anos. Desde o seu início, já realizou mais de 32 milhões de atendimentos gratuitos, capacitou mais de 80 mil pessoas com deficiência e inseriu 15 mil no mercado de trabalho. TM




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;