Esportes Titulo
No judô, jovens aprendem educação e respeito
Henrique Munhos
Especial para o Diário
10/06/2011 | 07:27
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


"Acima de tudo o judô é respeito e educação. Não é violência." É com essa mensagem que o organizador do torneio de judô dos Jogos Escolares de São Caetano, Wagner Vettorazi, 48 anos, pretende apresentar a modalidade e angariar novos praticantes.

As disputas da modalidade foram realizadas durante todo o dia e contaram com a participação de 261 estudantes, de 20 escolas. As luta ocorreram no CER Circolo Italiano, no bairro Santa Paula.

Apesar do teor de competição dos jogos, Vettorazi disse que pais e professores têm de tomar cuidado no trato com as crianças. "Mais importante do que vitórias e derrotas é formar a pessoa. No começo da vida esportiva somos mais educadores do que técnicos," afirmou o professor, que também dá aulas de judô para cerca de 200 crianças na equipe ligada à Prefeitura de São Caetano.

Nas derrotas, muitas crianças caem em lágrimas, como foi o caso de Juliana Cavanhaze, 13, da escola Angelo Rafael Pellegrino, que perdeu na final da categoria mirim. "Nessas horas, precisamos mostrar outro ponto de vista para o jovem. Essa menina era muito ingênua e ansiosa. Só de chegar à final já é uma vitoriosa", disse Sergio Oliveira, professor de Juliana.

A melhora no comportamento é ponto recorrente entre os pais que compareceram ao tatame. "Desde que minha filha entrou no judô, ela está cada vez mais disciplinada", afirmou a dona de casa Rosângela Monreal Martins, 39, mãe de Camila.

Para Rosângela, a filha vai continuar no esporte por muitos anos. "Quem sabe até não vire uma judoca profissional", sonha.

Já Julia Pegoraro, 8, deixou o balé para se dedicar ao judô. Para a mãe, Damaris Pegoraro, 38, a troca foi muito positiva para a criança. "Ela era muito tímida e insegura. O judô a transformou em uma menina muito mais solta e confiante."

Apesar de ter sido derrotada na segunda luta, Julia será premiada. "Ela vai ter uma festa surpresa hoje (ontem). Só de ter vindo aqui e participado já merece esse apoio por parte da gente," afirmou a mãe.

Mas o incentivo na modalidade não está presente em todos os adultos. "Tem pais que acreditam que é um esporte violento. Principalmente entre as meninas ainda há alguns impedimentos," contou Vettorazi.

Damaris não é assim. Ao lado do marido, acompanha as competições de Julia. "Só fico nervosa quando derrubam ela. Dá vontade até de entrar no tatame", finalizou.

Adolescentes protagonizam combates de alto nível

Os jovens acima de 14 anos protagonizaram grandes combates no tatame do CER Circolo Italiano.

A partir dessa faixa etária, a maioria dos competidores tem acumulados anos de prática no esporte e disputa campeonatos ligados à Federação Paulista de Judô.

Muitos destes são faixa-preta, como o caso de Artur Ruiz, 16. No judô desde os 9 anos, o jovem conquistou a faixa- preta em 2009. No futuro, ele ainda não sabe se chegará a ser profissional. "Penso em seguir no esporte até onde for possível, assim como penso em fazer faculdade."

Para incentivar as crianças com menos de 14 anos a começar na modalidade, as regras sofrem certas adaptações. Os menores que têm 9 e 10 anos são proibidos de executar a imobilização no solo. A categoria pré-mini, que reúne atletas de 7 e 8 anos, é disputada no judô. "Precisamos tomar esses cuidados. Se a criança cai e se machuca, não volta nunca mais", afirma Wagner Vettorazi, organizador dos Escolares.

Eduardo Gomes domina as ações no tatame

O colégio Eduardo Gomes foi o grande vencedor do judô nos Escolares. Das nove competições por equipe, a escola localizada no bairro Oswaldo Cruz venceu sete.

As exceções ocorreram no mirim e no juvenil feminino, que foram vencidas pelas instituições Angelo Raphael Pellegrino e Yolanda Ascensio, respectivamente.

O resultado de 2011 é exatamente o mesmo do ano passado. Em 2010, o Eduardo Gomes não venceu no mirim e no infantil feminino, competições conquistadas pelas mesmas escolas citadas acima.

O colégio Eduardo Gomes é o único de São Caetano que disputa, além dos Jogos Escolares, campeonatos ligados à Federação Paulista de Judô. O treinador é Marcos Hungaro, 36, que também dirige a equipe do Ribeirão Pires Futebol Clube e a de Santo André.

Qualquer estudante pode treinar a modalidade. Esse foi o caso de Vitor Amaral, 14, que começou a trabalhar há um mês e já foi bronze na categoria mirim.

Xadrez, damas e ginástica estão na programação de hoje

A manhã de hoje dos Escolares será marcada pelas competições de xadrez, na categoria pré-mirim. Meninos e meninas começam a disputar o jogo de estratégia e inteligência a partir das 8h30, no CER Pedro Furlan, no bairro Cerâmica.

À tarde, novamente no CER Pedro Furlan, será realizado o campeonato de damas, nas categorias infantil e juvenil, masculino e feminino. Os jogos acontecem a partir das 13h30.

Também no período vespertino, a partir das 14h, será realizado o torneio de ginástica rítmica. O CP Armando Lima e Silva Corujeira, localizado também no bairro Cerâmica, será o palco das apresentações.

Hoje será o quinto dia dos Jogos Escolares de São Caetano, que já registraram as disputas da natação, judô e atletismo. Nesta primeira fase, que termina na semana que vem, ainda estão previstos os torneios de tênis de mesa e ginástica artística, além de outras categorias de damas e xadrez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;