Economia Titulo Crise
Metalúrgica reduz jornada para 40 horas semanais
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
16/09/2015 | 07:21
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá fechou ontem acordo com a indústria de autopeças Scorpios, para a redução da jornada de trabalho, de 42 para 40 horas semanais, por três meses, sem alteração nos salários na unidade fabril andreense. A diminuição para 40 horas é uma reivindicação histórica da categoria.

Segundo o presidente da entidade, José Braz da Silva, o Fofão, grande parte das empresas do ramo em sua base opera com 44 horas semanais. No entanto, a alteração é provisória e reflete o momento do mercado, assinala Katia Sabadin, gerente de recursos humanos da Scorpios. As vendas do segmento no País caíram 12,6% de janeiro a julho ante mesmo período de 2014.

A fábrica, com 260 empregados, planeja adotar o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), para redução de jornada e salários em até 30%, com metade da diminuição do rendimento complementada com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Porém, para isso, precisa atender requisitos como a adoção de banco de horas, que acaba de estender para a produção. Até agora, o instrumento era só para área administrativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;