Memória Titulo Memória
Vai nascer o bairro Nova Petrópolis

Apresentamos a certidão de nascimento de um dos mais antigos bairros do Grande ABC

Ademir Medici
14/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Apresentamos a certidão de nascimento de um dos mais antigos bairros do Grande ABC, Nova Petrópolis, em São Bernardo. Trata-se de um anúncio publicado em página nobre dos jornais paulistanos. O ano: 1925.

Uma revolução urbanística, sem dúvida. Noventa anos de história. E tudo o que aparece na peça publicitária de fato aconteceria, desde os bondinhos interligando São Bernardo a Santo André até o sistema de água encanada, puríssima, como diz o anúncio, captada em nascentes da atual Chácara Silvestre.

O anúncio não cita os Pujol, mas foram eles que abriram a então Cidade Nova Petrópolis, contemporânea aos bairros Jardim, Campestre, Santa Maria e outros, estes entre Santo André e São Caetano, todos servidos pela linha de tramways citada.

Os Pujol só não contavam com a crise de 1929. Perderam tudo em hasta (leilão) pública. E os adquirentes seriam os Simonsen, que tomariam algumas medidas. Uma delas: a extinção da linha de bondes. Outra: o congelamento das vendas em Nova Petrópolis, o que seria retomado anos depois.

Vila Palmares e a festa da padroeira

Hoje, terceiro dia do tríduo, às 19h30. Tema: Nossa Senhora Mãe das Dores nos ensine a agirmos com misericórdia.

Endereço da paróquia: Rua Mamede Rocha, 318, Vila Palmares.

Diário há 30 anos

Sábado, 14 de setembro de 1985 – ano 28, nº 5929

Manchete – Banco do Brasil faz acordo e a greve no País é apenas parcial

Diadema – Reajuste de 55% aos servidores.

Meio Ambiente – Emplasa quer mudar a lei dos mananciais.

Ribeirão Pires – Artesãos voltam a expor na Praça Giacomo Sortino.

Movimento Sindical – Químicos iniciam campanha salarial.

Em 14 de setembro de...

1915 – Estava sendo lançada a coleção Biblioteca Internacional de Obras Célebres (Ed. Sociedade Internacional): 24 volumes sobre história, poesia, romance e viagens. Dos autores brasileiros, obras de Capistrano de Abreu, José de Alencar, Álvares de Azevedo, entre outros. Definição de Ruy Barbosa: “Um monumento literário.”

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os austríacos continuam em retirada no Sereth (cidade da Romênia).’

1945 – Uma ambulância da Prefeitura de Santo André, dirigida por Benedito Tibúrcio, choca-se com um caminhão em São Paulo, provocando vários feridos, mas sem gravidade.

1975 – Está sendo relançado o jornal interno Brasiliense, do Instituto de Educação Américo Brasiliense, em Santo André.

Santos do Dia

- Na estampa, São Materno de Colônia. É celebrado pela tradição como o primeiro bispo da cidade de Colônia, na Alemanha. Ainda segundo a tradição, no século quarto, Materno veio da Palestina para evangelizar os germânicos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Rósula

- Noteburga

Hoje

- Dia do Frevo

- Dia da Exaltação da Santa Cruz

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Presidente Prudente, fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Aramaçan, ano 85

1930 – 2015

Da galeria do Clube Atlético Aramaçan, um troféu de tranca: 2º torneio entre clubes, 1998.

Campeão: São Bernardo Tênis Clube. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;