Economia Titulo Orçamento
Planejamento financeiro traz tranquilidade e viabiliza sonhos
Marília Montich
Do Diário OnLine
14/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Cursar uma pós-graduação, fazer uma viagem ou adquirir aquele bem tão desejado. Tudo isso é possível, mesmo em épocas de vacas magras. O segredo? Disciplina. Ter as contas organizadas e controlar impulsos possibilitam uma vida muito mais tranquila além de gerar condições para alcançar os objetivos traçados com sucesso.

“Planejamento é a alma do negócio. Pessoas planejadas curtem mais do que aquelas que se dizem gastões ou consumistas, pois elas compram melhor, evitam aquisições sob compulsão e estudam antes de sair para comprar algo previamente colocado como meta”, afirma o consultor financeiro Marcos Romano.

A representante comercial de São Bernardo Patricia Bascoy, 27 anos, faz parte da parcela – ainda pequena – da população que se preocupa com a “saúde” de seu orçamento. A jovem conta que tem uma planilha no Excel em que controla todos os gastos mensais divididos em categorias, como alimentação, carro, combustível, entre outros. “Através dela consigo ver onde gastei mais no mês atual e a previsão para os próximos meses. Assim fica mais fácil cortar alguns gastos sempre que necessário”, diz.

Apesar de admitir que, como a maioria das mulheres, já teve seus momentos de descontrole financeiro, Patricia conta que desenvolveu o costume de poupar desde que começou a trabalhar como estagiária. No início, o valor destinado à poupança era apenas aquele que restava na conta, mas com o tempo, passou a estabelecer valores mínimos mensais e abriu aplicações e previdências, cada uma com um objetivo e um prazo para retirada. “Acho que o bacana de você controlar suas finanças é conseguir fazer um planejamento legal e ter dinheiro para tudo. Uma viagem pode custar uma pequena fortuna, mas se você vem guardando o dinheiro há algum tempo não vai ter grandes surpresas.”

Para quem ainda não segue o exemplo de Patricia, a boa notícia é que nunca é tarde para começar. Então, mãos à obra. Antes de mais nada, o consultor financeiro diz que o que deve ser levado em conta são os objetivos que se pretende alcançar, sejam eles algo relacionado ao próprio desenvolvimento ou uma simples vontade.

A primeira dica para elaborar um planejamento eficaz é conhecer os números que fazem parte do orçamento. “Não saber onde o dinheiro vai é uma das principais falhas. A maior ocorrência que eu vejo é as pessoas se lamentarem por não sobrar dinheiro para o lazer. Na verdade, elas gastam muito com eventos que se relacionam ao divertimento, mas por ter virado um hábito, elas não reparam o destino dos recursos”, explica Romano.

Na hora de planejar os gastos, três tipos devem ser identificados: os pessoais, os secundários e os destinados à diversão. “Comece a cumprir suas metas pessoais, aquela reserva financeira para sua viagem, para seu curso de especialização ou para a troca do carro ou da casa. Depois pague as contas secundárias. Isso mesmo: água, luz e telefone precisam vir depois de seus objetivos pessoais e por último defina um valor como máximo para investir em lazer”, aconselha.

E relação às contas secundárias – que dificilmente ficarão fora de seu orçamento – a dica é tentar reduzi-las a partir da adoção de novas atitudes. “Contas como de luz, água, energia elétrica e celular exigem mudança de comportamento para que de fato se consiga reduzir consumo desses bens e, por consequência, uma redução na conta. Em um cenário como o de hoje, em que tudo sobe e a renda está estagnada, é possível cortar ou alterar comportamento para reduzir despesas. É preciso mudar o padrão de estabilidade financeira que tinha anteriormente à crise”, afirma o professor de Economia da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Volney Gouveia.

Guardar é fundamental – Saber a melhor forma de gastar os rendimentos não é suficiente. Máxima entre os especialistas, saber poupar é imprescindível para assegurar uma vida financeira saudável.

“Poupar é essencial, uma vez que em qualquer situação de emergência você poderá recorrer ao dinheiro mais barato do mercado: ao seu. Caso contrário, prepare-se para o redemoinho dos juros que são cobrados por instituições financeiras e pelas administradoras de cartão de crédito.
Programe-se para ter no mínimo nove vezes o seu padrão básico de custo de vida em uma aplicação líquida, ou seja, que pode ser acionada através de um resgate a qualquer momento”, diz Romano.

É importante, contudo, lembrar que o dinheiro guardado deve ser de fato guardado, e não utilizado para compras supérfluas ou para cobrir a conta negativa no banco. “A reserva deve ser mexida quando temos a interrupção temporária do emprego, algum caso de saúde ou algo mais urgente, que possa comprometer a segurança da família. Em linhas gerais, não vejo um motivo fora dessas condições”, orienta Gouveia.

O hábito de poupar deve começar o quanto antes. O ideal, de acordo com o professor, é começar a reserva desde quando se entra no mercado de trabalho. Assim, acumula-se volume maior de recursos.

Opções no mercado – A poupança é apenas uma forma de angariar recursos. O mercado, no entanto, oferece uma série de produtos para ajudar o cliente nessa tarefa. Previdências privadas e seguros são algumas delas.

Segundo Romano, a poupança é, sem sombra de dúvidas, a aplicação favorita dos brasileiros e é recomendada para o início de projetos, momento em que a soma para a nova reserva ainda é muito pequena. No entanto, após um tempo, diversas outras aplicações são possíveis e indicadas, uma vez que mostram melhores resultados.

Já a previdência privada é um investimento de longo prazo e que visa complementar a aposentadoria. No entanto, o consultor ressalta que ela não deve servir como cheque especial ou para complementar a compra de um carro novo, por exemplo, por conta da carga tributária.

O seguro de vida por sua vez, ainda é de longe o produto financeiro mais evitado aqui no Brasil, pois é encarado como um planejamento para terceiros. Para Romano, entretanto, as pessoas se esquecem que o maior beneficiário do produto serão elas mesmas ou quem diretamente está envolvido com elas. “Além disso existem diversos produtos de seguro que premiam pessoas que possuem um ótimo estilo de vida e que chegam com saúde a terceira idade.”

O fundamental, contudo é lembrar que o maior investimento deve acontecer, antes de mais nada, na própria consciência. “Existem diversos sistemas para nos auxiliar no que diz respeito a guardar, mas nenhum deles funcionará se você não mudar sua mentalidade. Se a origem dos seus pensamentos lhe conduzem a uma vida de imediatismo, com certeza terá novos problemas após alguns meses e a tendência é que desista e não retome nunca mais um planejamento financeiro”, finaliza Romano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;