Esportes Titulo
Luxemburgo convoca Romário, Ronaldinho e Roberto Carlos
Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 15:34
Compartilhar notícia


Romário e Ronaldinho estao novamente na seleçao brasileira. Os dois craques integram a lista de astros convocados pelo técnico Wanderley Luxemburgo para o amistoso do dia 28, com o Barcelona, em comemoraçao ao centenário do clube espanhol. Os laterais Roberto Carlos, Zé Roberto e Cafu e os meias Denílson, Giovanni e Rivaldo - todos remanescentes da Copa do Mundo da França - também participarao da festa no Estádio Nou Camp. "É um jogo de risco", disse o técnico, para justificar por que chamou tantas estrelas. Ele quer evitar um resultado adverso do Brasil contra um clube, o que teria péssima repercussao.

A dupla Ro-Ro esteve junta até pouco antes da Copa da França - Romário foi cortado, devido a uma contusao na coxa direita, a oito dias da estréia do Brasil na competiçao. Ele passou um período abalado com o corte, mas nunca perdeu a esperança de ser lembrado para a Olimpíada de Sidney. "Eu sempre disse que o Romário nao precisava provar nada a ninguém e que poderia contar com ele quando achasse necessário", disse Luxemburgo.

O técnico minimizou a desavença com Romário na época em que trabalhava no Flamengo, em 1995 - o atacante teria se insurgido várias vezes contra Luxemburgo. "A briga que tivemos no Flamengo nao tem nada a ver, o importante é o momento e a qualidade do Romário e vamos ver como ele se sai daqui para a frente." De acordo com Luxemburgo, o desempenho profissional dos jogadores é o que determina a inclusao de seus nomes nas convocaçoes.

Em entrevistas, o Romário vem dizendo que sua intençao é a de colaborar com a seleçao e com o Flamengo e isso pesa."

Sobre Ronaldinho, o treinador contou que conversou nesta terça com o atacante da Internazionale de Milao, por telefone, antes de decidir por sua convocaçao. "Ele está numa boa fase e sabia que eu esperava a sua presença tao logo estivesse recuperado do problema muscular."

Ronaldinho atuou nas duas últimas rodadas do Campeonato Italiano, contra Fiorentina e Salernitana, e nao sentiu as dores provocadas pela tendinite crônica nos joelhos - contusao que o afastou de vários jogos da Inter e da seleçao depois da Copa da França. "Ele agora estará mais feliz e confortável."

Luxemburgo fez elogios ao lateral-esquerdo Roberto Carlos, do Real Madrid, outro que volta à seleçao após atuaçoes irregulares no último Mundial. "Ele é jovem e nao pode ser execrado só por causa de uma Copa do Mundo", disse Luxemburgo, após citar Dunga como exemplo de jogador que conseguiu superar as críticas recebidas depois de uma Copa, a da Itália, em 1990, para se tornar o "símbolo" da conquista na Copa seguinte, a dos Estados Unidos, em 1994. O técnico destacou outros nomes fortes para a lateral-esquerda, como Serginho (Sao Paulo), Felipe (Vasco), Silvinho (Corinthians) e Júnior (Palmeiras).

A intençao do Barcelona de escalar Rivaldo e Giovanni contra o Brasil foi desfeita nesta terça-feira. Rivaldo é titular no time de Luxemburgo e nao vai atuar, nem que seja por alguns minutos, com a camisa do Barcelona.

"Conversei com dirigentes do clube quando viajamos para os jogos com a Coréia do Sul e o Japao na Asia (há duas semanas) e eles entenderam que, uma vez convocados, Rivaldo e Giovanni, serviriam apenas à seleçao." A presença de Giovanni na lista, embora Luxemburgo nao tenha revelado, pode ter sido uma estratégia da comissao técnica da seleçao de impedir que o jogador, na reserva do Barcelona, pudesse enfrentar o Brasil com a motivaçao de provar seu potencial a Luxemburgo e ao técnico do Barcelona, Louis Van Gaal. Isso poderia criar uma situaçao embaraçosa ou constrangedora para um jogo festivo.

Luxemburgo resolveu convocar 18 e nao 22 jogadores para poupar os clubes brasileiros que estao disputando a Taça Libertadores de América, a Copa do Brasil e os campeonatos regionais. "Hoje, o problema de uma convocaçao da seleçao reside nos jogadores que atuam no Brasil", observou o técnico. Ele voltou a fazer críticas ao calendário do futebol brasileiro. "Com esse calendário, com tantos jogos e competiçoes, nao dá para fazer nada diferente."

Os jogadores convocados sao:

GoleirosAndré (Internacional)
Rogério Ceni (Sao Paulo)

Laterais
Cafu (Roma)
Zé Roberto (Bayer Leverkusen)
Roberto Carlos (Real Madrid)

Zagueiros
Scheidt (Grêmio)
Odvan (Vasco)
César (Portuguesa)

Meias
Emerson (Bayer Leverkusen)
Denílson (Bétis)
Flávio Conceiçao (La Coruña)
Marcos Assunçao (Santos)
Giovanni
Rivaldo (Barcelona)
Rogério (Palmeiras)

Atacantes
Ronaldinho (Internazionale)
Romário (Flamengo)
Amoroso (Udinese)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;