Economia Titulo
Força: 'queda do desemprego ainda não pode ser comemorada'
Do Diário OnLine
25/08/2004 | 15:07
Compartilhar notícia


A Força Sindical divulgou nota nesta quarta-feira para comentar a divulgação da pesquisa de emprego e desemprego da Fundação Seade e do Dieese, que aponta queda no índice no mês de julho para 18,5%. Confira a íntegra da nota:

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) referente ao mês de junho divulgada hoje pelo Dieese não serve para comemorar, mas pelo menos acena para a possibilidade de que muitos sindicatos consigam reajuste salarial com bons percentuais de aumento real, além de redução da jornada de trabalho.

Com a recuperação da economia, ainda que lenta, as empresas estão contratando mais (o desemprego caiu 0,6% em relação a maio, totalizando 18,5%) e pagando um pouco melhor (os salários dos ocupados registraram aumento de 1,4%). Isto significa que as chances de obter acordos melhores são grandes para diversas categorias.

Ainda assim, lamentamos que o governo federal não tenha colaborado mais. Em alguns casos, o que se vê é exatamente o contrário. Um bom exemplo foi o imenso corte nas verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) destinadas à qualificação e à requalificação profissionais. Investir em qualificação é uma medida que certamente ajuda a gerar uma quantidade considerável de empregos, já que a necessidade de mão-de-obra especializada tende a crescer.

João Carlos Gonçalves (Juruna)
Presidente da Força Sindical




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;