Nacional Titulo
Ibama proíbe visita ao Parque Nacional do Jaú
Do Diário do Grande ABC
17/10/2000 | 13:34
Compartilhar notícia


A desova das tartarugas nas praias do rio Jaú, no Amazonas, levou o Ibama a proibir, por tempo indeterminado, a visitaçao ao Parque Nacional do Jaú, o maior do país e o segundo da América Latina, com 2,27 milhoes mil hectares de extensao.

O diretor do parque, Sérgio Pereira de Sá, disse que a circulaçao de visitantes deve ser restrita para evitar danos à fauna. Serao permitidas apenas pesquisas científicas e incursoes de apoio às comunidades locais, desde que autorizadas pela chefia da Unidade de Conservaçao.

Com o esvaziamento do rio, começam a surgir as praias, onde ocorre a desova dos quelônios. A maior preocupaçao é com a Irapuca, espécie de tartaruga ameaçada de extinçao.

A interdiçao também visa a proteger tracajás, jabutis e cágados que vivem no ecossistema de águas negras do Jaú, um dos afluentes do Rio Negro.

Da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;