Internacional Titulo
Marido que ronca rouba 1 hora de sono da mulher por noite
Do Diário do Grande ABC
04/10/1999 | 19:00
Compartilhar notícia


As pessoas que dormem ao lado de um parceiro que ronca perdem uma hora de sono por noite, revela um estudo publicado segunda-feira pela revista da `Mayo Clinic', de Rochester, Minnesota, nordeste dos EUA.

Nossa pesquisa mostra que o fim do ronco de um paciente melhora também a qualidade e a quantidade do sono do casal', sublinha o principal autor do artigo, professor John Shepard.

Num artigo na revista `Mayo Clinic Proceedings' desta semana, o médico diz que avaliou dez casais em que o marido roncava. O sono das mulheres de maridos que roncavam foi comparado com as de outras em que o parceiro tem o mesmo problema mas usou uma aparelhagem que suprime o ronco por vários períodos. Os casais alternaram as experiências.

``Como esperávamos, as mulheres melhoraram muito a qualidade do sono quando os maridos estavam silenciosos', frisou o doutor Shepard.

``A taxa média de sono da mulher que dormiu com menos ronco de marido aumentou de 74 para 87 por cento da noite. Isto significa pelo menos uma hora a mais de sono tranqüilo', escreve o médico.

As pesquisas também determinaram que 43 por cento das vezes que as mulheres acordaram durante as noite com os roncadores, foi por causa do barulho do ronco dos maridos que, quando tratados, podem reduzir em até 39 por cento os problemas de ronqueira.

Um estudo precedente mostrou que 44 por cento dos homens e 28 por cento das mulheres roncam. O fenômeno da apnéia, que perturba ainda mais o sono, é sofrido por nove por cento dos homens e quatro por cento das mulheres de entre 30 e 60 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;