Nacional Titulo
Banhistas lotam Copacabana com abertura do metrô aos domingos
Do Diário do Grande ABC
09/01/2000 | 17:14
Compartilhar notícia


O primeiro domingo de funcionamento do metrô levou muitos banhistas à Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, durante todo o domingo. O sol forte - com temperaturas em torno dos 37 graus - e o policiamento da orla garantiram o lazer de cariocas e turistas, que lotaram as areias e o mar, liberado ao banho pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com informaçoes da Opportrans, concessionária que administra o metrô, 8.500 passageiros desembarcaram na Estaçao Cardeal Arcoverde entre 7 horas e meio-dia.

Moradores de Vila Kennedy, na zona oeste, Sueli Campos, de 41 anos, e o filho dela Adriano Campos, de 20, pegaram o metrô em Coelho Neto, na linha 2, na companhia de cerca de 15 vizinhos, e levaram uma hora para chegar a Copacabana, ao meio-dia. Eles aprovaram a operaçao verao. "Agora, viremos sempre de metrô; é mais tranqüilo e fresquinho, e nao precisamos acordar tao cedo", disse Sueli, que costumava pegar dois ônibus para fazer o trajeto.

As amigas Anete Ferreira Alves, de 22 anos, e Vivian Monerati, de 22, moradoras de Sao Joao de Meriti, na Baixada Fluminense, embarcaram na Pavuna, última estaçao da linha 2, e reclamaram da demora para chegar à praia. "Acho que eles tinham que colocar mais trens porque demorou muito para conseguirmos embarcar", reclamou Anete. "Vir de metrô é muito mais confortável, mas acho que, da próxima vez, vou pegar ônibus, que é até mais rápido", disse Vivian.

Por toda a zona sul, agentes dos Grupamentos Especiais em Areas Turísticas (Gepat) e Tático Móvel (Getam) e dos batalhoes da regiao fizeram policiamento no calçadao e também na areia.

Policiais percorreram a orla em cavalos e em bicicletas. Até as 15 horas, nao havia sido registrado nenhum incidente grave. O Grupamento Marítimo (G-Mar) informou que nao houve casos de lesoes ou mortes por afogamento, do Leme ao Pepino.

Quem foi à praia assistiu a uma atraçao inusitada: uma corrida de camas, disputada por funcionários de hotéis e agências de viagens do Rio. As camas, com rodinhas, eram decoradas em homenagem a alguma personalidade dos últimos mil anos - como Ronaldinho Pelé, Xuxa, Ayrton Senna e Pedro Alvares Cabral - e eram empurradas por 400 metros, na Avenida Atlântica. A dupla campea foi a do Hotel Intercontinental, que se fantasiou de Pelé e Xuxa, e conquistou um prêmio com a cara do verao: uma semana em Porto Seguro (BA), com passagem e estadia grátis.

A competiçao, promovida pelas Associaçoes Brasileiras de Agências de Viagens (Abav) do Rio e da Indústria Hoteleira (Abih), acontece há cinco anos, sempre no segundo domingo do ano. Um total de 20 duplas entrou na disputa. No primeiro trecho o homem empurra a cama, enquanto a mulher fica em cima dela. Depois, eles trocam de posiçao.

Em Grumari, na zona oeste, a Secretaria do Meio Ambiente iniciou neste domingo a operaçao Praia Limpa. Uma barraca foi montada para expor painéis e fotos sobre a conservaçao das praias, além de organizar atividades educativas para as crianças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;