Internacional Titulo
Lagos diz que incidente com espionagem foi superado
Do Diário OnLine
Com AFP
11/11/2003 | 17:34
Compartilhar notícia


O presidente Ricardo Lagos ordenou nesta terça-feira a revisão dos procedimentos da inteligência militar do Chile. Ele considerou “superado” o incidente pela incursão de dois espiões chilenos ao consulado argentino em Punta Arenas, o que provocou a saída de dois altos chefes do exército.

Lagos e as versões oficiais não esclareceram os motivos que levaram os dois militares a entrar no consulado argentino no último domingo.

Após o incidente, o ministério da defesa chileno afirmou que os espiões agiram "de forma independente" e sem ordens superiores.

"Estou satisfeito por que as autoridades argentinas entenderam e o incidente foi dado por superado praticamente em menos de 24 horas", disse Lagos à imprensa no Palácio de La Moneda.

Em Buenos Aires, o ministro da defesa, José Pampuro, declarou que espera conhecer “em breve os motivos que levaram à intromissão dos militares no consulado”. O ministro enfatizou ainda que a investigação do caso é importante “para que os presidentes Ricardo Lagos e Néstor Kirchner continuem o projeto de integração que estão impulsionando”.

Histórico

Os casos de espionagem entre Chile e Argentina foram freqüentes há 25 anos, quando os dois países viveram um clima bélico que os colocou à beira da guerra pelo conflito do canal Beagle, em dezembro de 1978.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;