Política Titulo
Espaço em postes gera briga entre candidatos
Raymundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/09/2002 | 21:06
Compartilhar notícia


Mesmo com 172 mil postes de iluminação da Eletropaulo espalhados pelas ruas e avenidas do Grande ABC, os candidatos à eleição do próximo dia 6 de outubro estão em vias de atrito por causa da disputa para colocar banners e cartazes de campanha eleitoral. O canibalismo eleitoral tem feito com que alguns candidatos recrutem esquadrões de reposição diários entre as equipes de marketing para garantir que as propagandas permaneçam expostas. A briga por espaço faz com que 500 banners coloridos, com preço médio de R$ 3 cada, sejam danificados em menos de três dias.

Na madrugada de quinta-feira, em menos de 40 minutos, três equipes de reposição de cartazes, faixas e banners percorriam avenidas de grande movimento na região, como as avenidas do Estado, Perimetral, em Santo André, e na Praça Samuel Sabatini, em São Bernardo, para trocar as peças de campanha danificadas por novas. Segundo as equipes dos candidatos, nas últimas semanas, percorrer as principais vias em busca de postes tem se tornado um trabalho tenso por causa das disputas por espaço.

Segundo Leonardo Feltrin Vetorazzo, voluntário na campanha eleitoral do candidato a deputado estadual Rodolfo Costa Silva (PSDB), a reposição de banners em postes, passarelas e viadutos nas últimas semanas tem sido um trabalho inglório. “A gente coloca 500 banners e em dois dias tem de repor tudo”, afirmou. Segundo ele, o material de campanha está sendo danificado por equipes de outros candidatos e também pelos próprios eleitores.

O empresário José Paulo Mingati, de Santo André, também percorria as avenidas e ruas movimentadas da região na madrugada de quinta-feira com uma equipe de voluntários do candidato a deputado estadual Joogi Hato (PMDB). Mingati afirmou que já enfrentou um momento de tensão enquanto percorria as ruas do Centro de Ribeirão Pires para colocar propaganda do candidato que apóia. “Nós encontramos uma equipe de apoio de candidatos de outro partido e quase deu problema”, disse.

Ele disse ter ficado chocado com a quantidade de material de propaganda eleitoral colocada em postes com placas de sinalização e semáforos na região. A legislação eleitoral proíbe propaganda em postes com placas de trânsito e semáforo.

Segundo Rejmon Cesar, membro da equipe de voluntários de campanha da candidata a deputada estadual Heleni Paiva (PT), de Santo André, o trabalho de reposição de cartazes e banners costuma ser feito de madrugada, entre 23h e 5h. Cesar afirmou que nas últimas semanas o clima entre as equipes anda meio tenso por causa dos danos e da retirada de material de campanha. Segundo ele, a candidata possui quatro equipes que se revezam para percorrer as ruas e avenidas durante a madrugada para fazer a manutenção da propaganda eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;