Política Titulo
Mandato de Dirceu na reta final
14/10/2005 | 23:39
Compartilhar notícia


O mandato parlamentar do deputado José Dirceu entra em fase terminal na próxima terça-feira, dia em que o relator do processo contra o ex-ministro da Casa Civil pedirá sua cassação no Conselho de Ética da Câmara. Júlio Delgado (PSB-MG) diz que dará ao processo um tratamento político sem a necessidade de apresentação de provas materiais. O relatório e o voto serão concluídos neste fim de semana.

“Estamos trabalhando em um processo político, sobre a atitude de atentado ao decoro. Há uma distinção entre crime comum e falta de decoro. É uma distinção entre a questão política e a jurídica”, afirmou Delgado. Ele disse que os depoimentos confrontados com os documentos podem se constituir em provas materiais no processo. “Testemunhos podem se constituir em provas ou não”, argumentou Delgado. O relator evitou adiantar o teor de seu relatório, mas parlamentares próximos a ele informados do conteúdo do processo garantem que Delgado pedirá a cassação de Dirceu.

O deputado deverá pedir a cassação de Dirceu. Nesta sexta, o relator recebeu mais documentos que analisará neste final de semana para incluí-los no processo. Segundo ele, são dados de agenda, depoimentos e cruzamento de quebra de sigilo. O pedido de cassação de Dirceu apresentado pelo PTB argumenta que o deputado fez tráfico de influência junto a bancos e contribuiu para fraudar votações na Câmara.

No relatório, Delgado deverá incluir as últimas denúncias de que Dirceu fez tráfico de influência para favorecer o seu filho, Zeca Dirceu, prefeito de Cruzeiro do Oeste (PR). A inclusão do caso, no entanto, não servirá para pedir a cassação de Dirceu, segundo argumentou o próprio relator. “O caso do filho dele pode ser levantado, mas não pode ser usado como prova de eventual pedido de perda de mandato”, disse Delgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;