Internacional Titulo
Sul-africanos votam em massa dez anos após fim do apartheid
Da AFP
14/04/2004 | 21:15
Compartilhar notícia


Os eleitores da África do Sul foram em massa às urnas nesta quarta-feira para as terceiras eleições democráticas da história do país, dez anos após o fim do apartheid. Segundo pesquisas, o Congresso Nacional Africano, do presidente Thabo Mbeki, deverá ser o vencedor do pleito.

Os 16.966 colégios eleitorais abriram suas portas às 7h locais (2h de Brasília) e a votação transcorreu sem distúrbios. Cerca de 20 milhões de sul-africanos foram convocados às urnas para renovar as assembléias locais das nove províncias do país e o parlamento, que designará em seguida o chefe de Estado, no dia 23 de abril.

As pesquisas boca-de-urna indicam que o Congresso Nacional Africano vencerá as eleições por ampla maioria, o que garantiria ao presidente Thabo Mbeki, que sucedeu Nelson Mandela em 1999, um segundo mandato de cinco anos.

Mbeki votou na capital, Pretória, alguns minutos depois da abertura dos colégios eleitorais. "Chegou o grande dia. Os políticos falaram muito. Chegou a hora de o povo fazer ouvir sua voz, e espero que todos os inscritos nas listas eleitorais votem", declarou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;