Nacional Titulo
STF concede habeas corpus a envolvido em morte de Dorothy Stang
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
29/06/2006 | 16:39
Compartilhar notícia


O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu nesta quinta-feira habeas corpus ao fazendeiro acusado de ser um dos mandantes do assassinato da freira norte-americana Dorothy Stang. A prisão preventiva de Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, foi considerada ilegal pelo relator Cezar Peluso e pelos ministros do STF Sepúlveda Pertence e Marco Aurélio.

Há dois meses, um dos envolvidos no crime, o fazendeiro Amair Feijoli da Cunha, conhecido como Tato, foi condenado a 18 anos de prisão após confessar ter encomendado a morte de Dorothy. Os dois executores do assassinato, Rayfran das Neves e Clodoaldo Batista, disseram que Tato ofereceu R$ 50 mil pela morte da missionária. Rayfran, assassino confesso, foi condenado a 27 anos e Batista, a 18 anos.

Além de confessar o crime, Tato apontou Regivaldo e Vitalmiro Bastos de Moura, chmado de Bida, como os mandantes. Segundo Tato, eles encomendaram a morte porque Dorothy havia denunciado Bida e Taradão por crime ambiental.

A missionária trabalhava há mais de 30 anos com pequenas comunidades pelo direito à terra e a favor da exploração sustentável da Amazônia. Ela foi assassinada no dia 12 de fevereiro, em uma estrada de terra, próxima ao município de Anapu, no Pará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;