Nacional Titulo
BB pedirá reintegraçao de fazenda invadida por índios
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 19:02
Compartilhar notícia


Centenas de índios caingangues ocuparam, no sábado passado, uma fazenda pertencente ao Banco do Brasil (BB) em Salto do Jacuí, município distante 292 quilômetros de Porto Alegre, no Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Cerca de 200 famílias indígenas instalaram-se nas terras. Nesta segunda-feira, a assessoria da Superintendência Regional do BB, na capital gaúcha informou que ingressará com uma açao de reintegraçao de posse da área na Justiça, provavelmente nesta terça-feira.

Com 823 hectares, a Fazenda Umbu, antes chamada Grupo Oriental, foi recebida em daçao de pagamento pelo BB. Já estava sendo avaliada pelo Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Sul para abrigar futuro assentamento. Nesta segunda-feira, a administraçao da Fundaçao Nacional do Indio (Funai), em Passo Fundo/RS, cidade próxima de Salto do Jacuí, nao possuía informaçoes mais precisas sobre a situaçao.

"Este pessoal reivindica outra área da regiao, bem maior, chamada Borboleta", comentou o administrador regional da Funai, Jaci Sbardelotto. Estas terras espalham-se pelos municípios de Salto do Jacuí, Espumoso e Campos Borges, atingindo mais de 48 mil hectares. Os caingangues querem que a Funai faça a demarcaçao da área.

Sbardelotto disse que, antes da ocupaçao, um grupo de dez funcionários da Funai estava em Salto do Jacuí realizando um levantamento das famílias para confirmar sua origem indígena. "Foi um pedido dos próprios índios", explicou. A pesquisa servirá para subsidiar uma decisao sobre a área Borboleta, retalhada em diversas fazendas.

Principal grupo indígena do Rio Grande do Sul, os caingangues reúnem aproximadamente 10,5 mil indivíduos no Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;