Internacional Titulo
Presidente do Turcomenistao quer construir um lago no deserto
Do Diário do Grande ABC
20/10/2000 | 12:43
Compartilhar notícia


O presidente do Turcomenistao, Saparmyrat Niyazov, anunciou o início da construçao, nesta sexta-feira, de um lago artificial multibilionário em pleno deserto de Karakum.

Ao discursar na cerimônia de comemoraçao do início das obras do reservatório de água, cujo custo estimado é de cinco a seis bilhoes de dólares, Niyazov disse que este era um ``evento histórico para o povo turcomano'.

O reservatório de água é necessário para as futuras geraçoes turcomanas, uma vez que a populaçao do país, atualmente de cinco milhoes de habitantes, deve chegar a sete ou oito milhoes em 2010, explicou Niyazov.

A construçao do lago, que será abastecido por nove canais ligados a rios e reservatórios de água subterrâneos, significará que a populaçao ``nao enfrentará problemas de abastecimento de água nos 50 anos' seguintes à inauguraçao da obra, acrescentou o presidente.

Uma vasta parte do território turcomano é coberta pelo deserto de Karakum e o país enfrenta sérios problemas de abastecimento de água devido ao clima árido e à falta de chuvas.

Alguns especialistas ocidentais temem que o projeto ambicioso possa trazer conseqüências devastadoras ao meio ambiente. Niyazov afastou as críticas nesta sexta-feira, dizendo que a situaçao ecológica na regiao só melhoraria.

O lago, que cobrirá 3,460 Km do deserto, deverá ficar pronto em um prazo de 10 anos, informou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;