Internacional Titulo
Cuba concede liberdade condicional a dissidente político
Do Diário do Grande ABC
16/05/2000 | 11:05
Compartilhar notícia


O governo cubano concedeu liberdade condicional a mais uma dissidente do regime comunista. A economista Martha Beatriz Roque, 54 anos, foi libertada quando faltava cumprir 8 meses da pena de três anos e meio. Ela foi a segunda, de um grupo de quatro dissidentes presos em 1997, a ganhar a liberdade.

No último dia 12, Félix Bonne também foi beneficiado com a medida. ``Este é um gesto do governo, que nao tinha a obrigaçao de fazê-lo", disse a economista. O governo de Fidel Castro nao emitiu qualquer declaraçao sobre o assunto.

Para Elizardo Sánchez, da Organizaçao nao-governamental Comissao Cubana de Direitos Humanos e Reconciliaçao Nacional, a libertaçao de presos políticos obedece a um interesse do governo de Havana de tirar da pauta de discussoes a questao dos direitos humanos.

O caso da economista Martha Beatriz Roque atraiu a atençao internacional e pedidos de libertaçao por parte do Vaticano, Estados Unidos e Canadá, entre outros. Também foi mencionado na Comissao de Direitos Humanos das Naçoes Unidas, onde o governo cubano recebeu um voto de censura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;