Internacional Titulo
Otan discute estratégias para bloqueio naval à Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
24/04/1999 | 17:03
Compartilhar notícia


"Os países da Otan deverao manter uma discussao política para saber o que está coberto pelo regime de controle naval considerado pela Aliança", informou neste sábado o porta-voz Jamie Shea, ao ser indagado se os navios russos serao submetidos a este controle no mar Adriático.

Os países membros da Otan decidiram nesta sexta-feira impor um "embargo de petróleo" à República Federal da Iugoslávia (RFI) e aplicar o bloqueio "marítimo" para fazê-lo respeitar.

Durante a coletiva diária da Otan, o porta-voz confirmou que o comandante supremo das forças aliadas na Europa, general norte-americano Wesley Clark, foi autorizado pelos ministros da Defesa da Otan a trabalhar "num sistema de questionamento e inspeçao" dos navios que se dirigem para a República Federal da Iugoslávia (RFI). Corresponderá ao general Clark "desenvolver seu conceito operativo, suas necessidades nas forças navais e as regras para se entrar em açao", ou seja, as que determinaçao a aberturade fogo contra navios recalcitrantes, acrescentou.

O porta-voz considerou ser "prematuro" informar quando e como este bloqueio poderá ser aplicado.

Indagado sobre a reaçao hostil da Rússia à idéia do embargo petroleiro e ainda mais de um bloqueio naval, Shea respondeu que a Otan "nao se deixará dissuadir de explorar esta opçao".

O chefe da diplomacia russa Igor Ivanov anunciou que Moscou continuará fornecendo produtos petroleiros a Belgrado.

As operaçoes marítimas visam impedir a entrega de material de guerra à RFI e, segundo a Otan, terá que ``levar em conta as possíveis conseqüências para (a província de) Montenegro', que faz parte da RFI. O petróleo que chega por mar à Iugoslávia passa pelos portos marítimos de Montenegro.

A Otan reiterou que as operaçoes aéreas da Aliança contra a máquina de guerra iugoslava continuarao enquanto Belgrado nao "aceitar sem ambigüidades as condiçoes" fixadas pelos aliados para o fim da guerra.

As condiçoes sao: ``retirada das forças' sérvias da província de Kosovo, regresso sem condiçoes dos refugiados de origem albanesa e pessoas desabrigadas, sob a proteçao de ``uma presença militar internacional'.

``A Otan - segundo os 19 países - está disposta a suspender seus ataques aéreos' logo que o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, ``aceitar sem equívocos' estas condiçoes e ``iniciar claramente uma rápida retirada de suas forças do Kosovo seguindo um calendário preciso'. Os dirigentes aliados reafirmaram sua vontade de continuar ajudando os refugiados e os países vizinhos de Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;