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Controladora aérea suíça reconhece erro em colisão de aviões
Do Diário OnLine
Com Agências
03/07/2002 | 14:47
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O sistema automático de alerta aos controladores de tráfego aéreo, que funciona quando dois aviões estão em rota de colisão, estava desligado no momento do choque entre um Tupolev e um Boeing, na segunda-feira, no Sul da Alemanha. A falha foi admitida nesta quarta-feira pelo porta-voz da empresa suíça de controle aéreo Skyguide, Roger Gaberell. A empresa administra o tráfego aéreo nos céus da Suíça e é responsável pela área onde ocorreu o acidente.

No acidente, 71 pessoas morreram, entre elas 52 crianças. A colisão envolveu um Tupolev-154, da Bashkirian Airlines, e um Boeing-757, da empresa de entregas DHL.

O controlador aéreo suíço só reagiu diante do piloto do Tupolev russo 50 segundos antes do choque com o Boeing da DHL. Por causa de seu estado nervoso, o controlador não pôde ser interrogado pelos investigadores na segunda-feira à noite. Ele estava em tratamento psicológico.

"Na verdade, o sistema não estava desligado, mas funcionando no modo reserva...devido a uma série de mudanças que fazemos freqüentemente, aproveitando que o tráfego aéreo é menor à noite", informou a Skyguide.

A companhia aérea Bashkirian Airlines anunciou que vai entrar com processo na justiça contra os controladores aéreos suíços, segundo a agência RIA-Novosti.

"As causas do acidente continuam inexplicáveis por enquanto. Apenas as análises precisas de todos os dados darão um resultado concludente", acrescentou Gaberell.

Segundo a Skyguide, no entanto, o piloto da Bashkirian Airlines reagiu tarde demais aos repetidos chamados para descer, antes de se chocar com o Boeing de carga 757 fretado pela DHL, empresa internacional de correio urgente.

"É o controlador aéreo que decide quando intervir. Por que decidiu fazê-lo mais tarde? Está claro que não foi no momento ideal. Poderia ter reagido antes. Mas não era uma missão impossível para o avião descer em seguida, naquela hora", disse Gaberell.

A outra grande incógnita do acidente é saber por que os sistemas de alarme anticolisão dos dois aparelhos implicados não se comunicaram um com o outro.

Os controladores suíços que trabalhavam no momento do acidente disseram que o avião russo que colidiu em pleno vôo com um cargueiro foi orientado a diminuir a altitude minutos antes do choque. Os dois aviões mudavam de altitude para evitar a colisão quando colidiram em pleno ar no pior acidente aéreo da história da Alemanha.

Quinze peritos russos chegaram terça-feira à noite a Friedrischshafen para participar na investigação das causas do acidente.




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