Turismo Titulo
Machu Picchu depois das chuvas
Peter Goldschmidt
Especial para o Diário
25/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


No início do ano, fomos surpreendidos com imagens impressionantes das chuvas que alagaram e interromperam o acesso às ruínas de Machu Picchu, no Peru, eleita como uma das Maravilhas do Mundo Moderno.

Apesar de janeiro e fevereiro serem conhecidamente os meses mais chuvosos da região, nunca houve volume tão grande de água como neste ano. O Rio Vilcanota atingiu o nível histórico de 1.100 metros cúbicos por segundo - o máximo registrado até o começo de 2009 havia sido de 850 metros cúbicos.

O rio é o mais importante da região de Cusco e era considerado sagrado pelos antigos incas, pois corre no mesmo sentido da Via Láctea. Eles entendiam que o rio era o reflexo do céu na Terra. Seu traçado forma um vale que avança por entre as montanhas, cada vez mais íngremes, formando um vale majestoso e abrupto.

A estrada de ferro segue o mesmo curso do rio e é a única comunicação terrestre entre Cusco e Águas Calientes, cidade que serve de base para quem visita as ruínas de Machu Picchu.

Devido ao transbordamento e à correnteza excessiva do rio, foram danificados oito trechos de trilhos que já começaram a ser reparados. Estima-se que os trens voltarão a correr até o fim de março, mas a liberação final dependerá das condições climáticas.

De meados de abril em diante, praticamente não chove na região, o que facilitará a manutenção e o transporte.

BALANÇO - Segundo o governo do Peru, as ruínas da lendária Machu Picchu não sofreram qualquer dano devido às tempestades.

Alguns operadores de turismo locais planejam usar helicópteros no transporte de turistas, mas esta liberação ainda não está confirmada.

A famosa Trilha Inca permanece fechada neste mês, como acontece todos os anos, e deverá ser reaberta entre março e abril. A data de reabertura é incerta porque quem usa a Trilha Inca para ir a Machu Picchu retorna a Cusco usando os trens.

No restante do país a situação é tranquila. Cusco, a antiga capital do império inca, não sofreu danos com as chuvas e pode ser visitada normalmente.

No entanto, se você planeja visitar a mística Machu Picchu, sugerimos fazer sua reserva com antecipação para os meses de maio em diante.

Os roteiros podem ser encontrados no site da Gold Trip: www.goldtrip.com.br. Veja ao lado a tabela com as médias de chuva e temperatura na região durante o ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;