Diarinho Titulo
Peludos sofrem mais no calor
Bruna Gonçalves
Especial para o Diário
29/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Se a gente já está passando calor e ainda nem chegou o verão (começa no dia 21 de dezembro), imagine os bichos originários de regiões frias que vivem aqui. Da mesma forma que os humanos procuram vestir roupa mais leve, eles fazem a troca de pelo (caem os mais grossos e longos, ficando apenas os mais finos e curtos).

O calor provoca estresse, altera o comportamento dos animais e impede a reprodução em cativeiro; por isso, além da adaptação natural do pelo, os zoológicos precisam dar uma mãozinha. Os parques aumentam as áreas de sombra e oferecem tanques para banho no cativeiro. Chegam a incluir sorvete nas refeições. Mas esse é bem diferente; são frutas e legumes dentro de cubos de gelo.

No Zoo de São Paulo, um dos mais calorentos é o urso-negro (conhecido como americano por ser originário da América do Norte). Nesta época, ele transpira mais pela língua, assim como os cães, e adora ficar na água para se refrescar. Sua alimentação não muda, já que come frutas, peixes e verduras.

Outras espécies exigem mudanças maiores, como os pinguins, que precisam ser mantidos em locais com ar condicionado, com temperatura que lembre seu habitat natural. A piscina é outra forma de mantê-los refrescados.

Enquanto uns caem na água, outros ficam muito preguiçosos, como o leopardo- das-neves. Como o próprio nome diz, esse felino vive em regiões frias e montanhosas da Ásia. É solitário e tem uma das mais belas pelagens entre os felinos: grossos pelos cinza com manchas escuras que o ajudam a se confundir com a neve.

Se estiver pensando em visitá-lo, esqueça. No calor, ele passa a maior parte do dia na toca ou em cima dela com a barriga para cima para se refrescar. (Supervisão Teresa Monteiro)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;