Política Titulo
Vaga de Jader deve ser assumida por segundo suplente
Do Diário OnLine
05/10/2001 | 13:29
Compartilhar notícia


A vaga deixada por Jader Barbalho (PMDB-PA) no Senado deve ser assumida a pelo segundo suplente, Fernando de Castro Ribeiro, ex-assessor e amigo do ex-senador. O primeiro suplente, Laércio Barbalho, pai de Jader, já avisou que não vai assumir a vaga.

O presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), disse que vai convocar o primeiro suplente de Jader, assim como determina a legislação. Segundo ele, caso Laércio Barbalho não assuma em 60 dias ou envie uma documentação abrindo mão da vaga, ele convoca então o segundo suplente, Fernando Ribeiro.

Assim como Jader e Laércio, Fernando Ribeiro é suspeito de ter se beneficiado com o desvio de verbas do Banpará. Mesmo sem ter manifestado vontade de assumir o cargo, ele deve aceitar a indicação, segundo previsão do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

O primeiro secretário da Mesa Diretora do Senado, Wilson Campos (PTB-PE), afirmou que caso o provável substituto de Jader seja Fernando Ribeiro, ele também poderá ser processado.

O presidente do PPS, senador Roberto Freire (PE), também defende que o suplente de Jader pode ser alvo de processo. "Provavelmente, a investigação continuará uma vez que os dois são acusados de envolvimento em irregularidades no Banpará", disse Freire.

Caso nenhum dos dois suplentes aceite a vaga de Jader, o assunto irá para estudo na Mesa do Senado. Os parlamentares analisarão o assunto à luz da Constituição. Segundo Tebet, a Constituição Federal estabelece que a vacância do cargo em prazo inferior a 15 meses para o término do mandato, sem suplente em condições de assumir, faz com que o posto fique vago até ser preenchido na eleição seguinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;