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TAM vai aposentar 50% de sua frota de Fokkers 100
Do Diário OnLine
15/09/2002 | 21:55
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Depois de quatro incidentes em menos de 15 dias, a TAM decidiu retirar de operação metade de sua frota de aeronaves Fokker 100. "Vamos anunciar na segunda-feira que estamos reduzindo a exposição deste avião em 50%. Nós vamos devolver aos donos os 50% mais antigos. Vamos reter na frota apenas os 50% mais novos", disse ao Fantástico Ruy Amparo, vice-presidente da empresa aérea.

Entre os 25 aviões que serão aposentados estão os dois que fizeram pousos forçados no dia 30 de agosto em Birigüi e Campinas, no interior de São Paulo. As duas aeronaves tiveram problemas mecânicos. Na semana passada, mais dois problemas: na segunda-feira, um Fokker não decolou de Corumbá (MS) por apresentar falhas em uma das portas; dois dias depois, um piloto decidiu pousar em Pelotas (RS) por desconfiar do barulho que uma das turbinas apresentava.

Esses últimos incidentes fizeram com que a TAM adiantasse o plano de trocar toda sua frota de 50 Fokker 100 por jatos Airbus em um prazo de cinco anos. A companhia é a segunda maior operadora de aeronaves desse modelo no mundo.

De acordo com o que disse ao Fantástico o Comandante Rocky, chefe de segurança de vôo da TAM, o problema é de exposição. "A TAM é a empresa que tem o maior número de decolagens por dia de Fokker 100 no mundo. A aeronave que decola e pousa mais tem, estatisticamente, uma exposição maior a ocorrências anormais, a eventos anormais".

O vice-presidente Amparo foi lacônico ao responder ao questionamento do Fantástico, de que não seria melhor reduzir o número de pousos e decolagens. "Bom, você vai dizer o seguinte: então é melhor não entrar no elevador porque até o elevador tem uma estatística de segurança". A maior tragédia com um Fokker 100 no Brasil foi em 1996, em São Paulo, logo depois da decolagem: 99 mortos e famílias desamparadas.




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