Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Qual foi a primeira cidade do Brasil?

Local foi fundado em 1532 e serviu de início para colonização portuguesa no País

Bruna Almeida
Especial para o Diário
30/08/2015 | 07:14
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


A primeira cidade organizada do Brasil foi São Vicente, localizada no Litoral Sul de São Paulo. Ela foi fundada pelo militar português Martim Afonso de Souza em 22 de janeiro de 1532 e foi a capital dos paulistas por 177 anos.

A formação de uma cidade pode ocorrer com o desenvolvimento de alguma atividade econômica (que traga lucro), como a expansão do transporte, indústria, entre outros motivos. Existem também centros que são planejados. Nesse caso, o Estado ou empresas organizam e executam a construção. Hoje, o Brasil conta com cerca de 1.000 municípios. 

O nascimento de São Vicente está relacionado com a intenção do governo português em iniciar o processo de colonização, ou seja, de povoar o Brasil – onde chegaram em 1500. Os primeiros passos do local incentivaram a ocupação de áreas próximas e colaboraram para a criação de outras cidades, casos de Santos e Praia Grande. 

São Vicente era conhecida pela alta produção de açúcar, característica que a tornava muito importante para o império português. Assim, serviu de ponto de partida para atividades na agricultura e indústria. 

Atualmente, o local é considerado um centro turístico. Entre as atrações para os visitantes estão parques, museus e monumentos históricos, além das tradicionais praias.

Hemmelyn Namba Inácio, 11 anos, de São Bernardo, ficou com curiosidade de saber qual foi a primeira cidade fundada no Brasil ao fazer atividades e provas na escola. “Ela deve ter surgido há muito tempo”, afirma.

Consultoria de Rui Calaresi, professor de Geografia do Cursinho da Poli, de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;