Memória Titulo
O novo e solidário cooperativismo
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Acesso (Associação Cultural Educacional Sustentável Solidária).
Coopacesso (Cooperativa de Trabalho Acesso Cultural Educacional Sustentável Solidária).
Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários).

Se você está tomando conhecimento pela primeira vez das siglas acima, saiba que existem muitas outras a emoldurar o novo panorama econômico. E o que esse tema tem a ver com esta página
Memória? A palavra ‘cooperativa’ permite a aproximação.

Na história do Grande ABC existiram cooperativas em setores diversos. O saudoso e histórico sindicalista Marcos Andreotti, o ‘seo’ Marcos, nos falava da Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores de Santo André. Na primeira parte do governo Getúlio, o caudilho impedia a criação de sindicatos de ofícios vários. Dividir as categorias era uma forma de vigilância maior por parte dos dominantes. Então os trabalhadores criaram a cooperativa de consumo, uma alternativa de unir os trabalhadores na aquisição de produtos mais em conta, mas principalmente de mantê-los unidos para o eterno enfrentamento capital-trabalho.

Aquela cooperativa não existe mais, mas aí está a Coop, sessentona, que nasceu dentro do grupo Rhodia de Santo André – e que os mais antigos ainda chamam de Cooperhodia.

As novas cooperativas – ensinam o andreense Jerônimo de Almeida Neto e o mineirinho também andreense Leonardo J. D. Campos, organizadores do livro Desvendando a Economia Solidária, cujo lançamento será hoje à noite, em Santo André – tratam de um modelo que coloca na mesma carga economia, inclusão social e que oferece possibilidades aos pequenos empreendedores, seres humanos que atuam numa gama enorme de atividades da chamada economia solidária: de catadores de materiais recicláveis à agricultura familiar. A Unisol Brasil já reúne 2.000 desses grupos.

Estes e outros assuntos estão no Desvendando a Economia Solidária, um glossário por ordem alfabética que estuda expressões da economia solidária, seus significados e conceitos, do ‘a’ de agricultura familiar ao ‘v’ de viabilidade econômica.

No prefácio do livro, Arildo Mota Lopes, presidente da Unisol Brasil, assinala: “Penso que este trabalho não se esgota aqui, por entender que a sociedade está em processo constante de construção e de transformação”.

Mas é um avanço muito grande, excelente, nós completamos, já que a leitura é de fácil entendimento. Agradável. Prazerosa. E muito tem a ensinar e a conscientizar.

Desvendando a Economia Solidária
Lançamento: hoje, a partir das 18h30
Local: Auditório Heleny Guariba, ao lado do Teatro Municipal de Santo André
Show: às 21h, a música de Cristina Melo

São Caetano

A União Cultural de São Caetano está celebrando 86 anos de atividades. O famoso Teuto foi fundado em 26 de agosto de 1929. É um dos mais antigos clubes do Grande ABC. Esta noite reinaugura suas pistas de dança. “Uma das melhores da região”, orgulha-se Alexandre Halas, dirigente histórico.

Uma cooperativa cultural
As flores florescem na terra.
O tempo da poda vem vindo.
E o canto da rola já se
ouve em nosso campo.
Despontam figos na figueira.
E a vinha florida exala perfume
(Cântico dos Cânticos 2, 12-13)

Junto com o livro da Economia Solidária será lançada oficialmente hoje à noite uma cooperativa de editores e escritores, a Coopacesso, da sigla comprida enunciada na abertura da página.

Memória recebeu vários livros escritos e editados em Santo André. São os novos autores, preocupados com a nova história, a nova poesia, a nova prosa. Os títulos estão na praça. E uma das ideias é criar um espaço público permanente para um intercâmbio igualmente permanente dos novos autores.

Poemas da Cidade: Santo André, Livre Terra Querida, com trabalhos de 22 autores.
Poemas da Comunidade. Paróquia São Geraldo Magella, de Santo André, vol. 1, com trabalhos premiados em concurso.
Obras de Leonardo J. D. Campos: Um Trilhar Poético, A Liberdade de Laura, No Trilhar de Uma Vida.
Obras de Jerônimo de Almeida Neto:Glossário da Reestruturação Produtiva – A Linguagem do Trabalho; Poemas para Maria; O Barro da Rua Biguá.

Ribeirão Pires

O Município realiza o 13º Congresso de História, em setembro. O trailer fica por conta da Escola Pública Dom José Gaspar: ontem, hoje e amanhã (sábado, 29, aberto a toda comunidade).

1º Congresso de História Juvenil Dom José Gaspar
Tema geral – Preservar para contar, contar para preservar.
Patrimônios culturais – Pilar Velho, Ferrovia, Olarias, Pedreiras, Bandeira, Brasão e Hino.
Billings e Mata Atlântica – História e preservação da represa, fauna, flora e preservação da mata.
Memória – Biografia do músico e pesquisador Américo Del Corto
História – O Museu Família Pires.
Arte Pública – Panorama da cidade
Convidados – Marcílio Duarte, secretário-adjunto de Cultura e Turismo; Dan Robson (ecoesporte), Marta Marcondes (expedição Billings).

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 28 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5914

Manchete – Funaro (Dilson, novo ministro da Fazenda) promete combater inflação e gastos públicos
São Bernardo – Taxa funerária aumenta 150%.

Santos do Dia
Na estampa, Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Tagaste, hoje Argélia, 354 – Hipona, Argélia, 430). Filho de Santa Mônica. Converteu-se em 287, em Milão. Durante 34 anos foi bispo em Hipona. Definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo, o pai do existencialismo cristão. Escreveu, entre outros, os livros Confissões e Cidade de Deus.
João III
Viviano
Santo Agostinho

O primeiro Ipê

Das matas que acompanham a Rodovia Índio Tibiriçá, professora Maria Augusta Buesa vê brotar uma flor. Para nós da Memória, a representação do primeiro ipê da temporada. Nas próximas semanas nossas matas estarão coloridas e belas, simbolizando a renovação da vida ao sabor da natureza.

Em 28 de agosto de...

1955 - Com o nome de Radiadores Santo Antonio, é fundada a Radiadores e Baterias Di Felice, dos irmãos Maggiorino e Quinto Di Felice. Os dois italianinhos permanecem à frente do empreendimento, que completa hoje 60 anos de história e de fidelidade a Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;