Internacional Titulo
Bomba explode na Colômbia em dia de greve
Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 12:59
Compartilhar notícia


O governo colombiano avisa que o país goza de relativa normalidade ao iniciar-se na manha desta quinta-feira a greve de 24 horas dos trabalhadores. O governo admite, porém, a explosao de uma bomba de baixo poder na cidade de Medellín e que o serviço de transporte em Bogotá está reduzido.

``A situaçao é de relativa normalidade, os fatos de Medellín já estao totalmente superados e nao alteraram a ordem pública', disse aos jornalistas o ministro do Interior, Humberto de la Calle.

Segundo as autoridades, desconhecidos explodiram uma bomba numa torre de energia elétrica em Medellín (430 km a noroeste de Bogotá), mas nao houve maiores danos, nem a suspensao do serviço.

Mesmo assim, os motoristas de ônibus e caminhoneiros bloquearam as estradas na cidade de Bucaramanga (414 km ao noroeste de Bogotá), mas a situaçao foi rapidamente controlada pelas autoridades.

Ele disse ainda que há reduçao no transporte urbano em alguns bairros de Bogotá e outras cidades, e que se prevê uma diminuiçao nos serviços de telecomunicaçoes e de saúde. ``Mas o governo já pôs em prática planos de contingência para evitar problemas', disse.

Os líderes sindicais disseram que mais de 100 mil trabalhadores do setor público e alguns do privado farao passeatas pelas ruas das principais cidades para protestar contra a taxa de desemprego de 20,4% da Colômbia, as perdas econômicas dos salários, as privatizaçoes e as altas tarifas dos serviços públicos.

Vao também protestar contra as reformas trabalhistas e econômicas que o governo do presidente Andrés Pastrana propoe levar para apreciaçao do Congresso, para um acordo de ajuste fiscal assinado com o FMI.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;