Internacional Titulo
Jornalista do NYT acusado de falta de ética pede demissão
Da AFP
29/05/2003 | 13:00
Compartilhar notícia


O correspondente do jornal New York Times em Nova Orleans, Rick Bragg, ganhador do Pulitzer, prêmio máximo do jornalismo nos Estados Unidos, pediu demissão ao se ver envolvido em acusações de falta de ética em seu trabalho, informou o diário nesta quinta-feira.

A decisão foi tomada três semanas depois do escândalo provocado por suposto plágio e falsificações por parte de Jayson Blair, outro jornalista do prestigiado jornal. O New York Times publicou na semana passada uma retificação mencionando uma reportagem do dia 15 de junho de 2002 de seu correspondente sobre os pescadores do Golfo da Flórida.

"Em resposta a uma carta recente de um leitor que questionava os lugares onde a reportagem foi feita, o Times examinou o artigo e descobriu que Bragg foi rapidamente a Apalachicola para escrever os artigos; as entrevistas no local foram feitas por um jornalista independente, J. Wes Yoder". "O artigo deveria ter sido assinado por Yoder e Bragg", concluiu o jornal.

Rick Bragg assegurou em uma entrevista que esta se tratava de uma prática comum entre os correspondentes do New York Times e considerou-se vítima de uma caça às bruxas iniciada depois do caso Blair.

Em uma mensagem à redação, o diretor do jornal, Howell Raines, afirmou estar satisfeito com o pedido de demissão de Rick Bragg, que foi aceito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;