Economia Titulo
Cursos on-line ensinam
a controlar as finanças
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
11/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


A economia nacional vem apresentando resultados positivos nos últimos anos, mesmo em meio a intempérie de outros países. Consciente dessa melhora na situação, e também estimulado pela engorda da renda como o salário-mínimo que cresceu 31% em três anos, o brasileiro começa olhar com mais cautela ao bolso e procurar se educar financeiramente. Para esse consumidor a internet é grande aliada. É possível fazer cursos on-line e grátis de educação financeira.

A Fundação Getulio Vargas On-line e a Icatu Seguros lançaram, nesta semana, curso de finanças pessoais pela internet gratuito, de série de cinco. "É justamente para preparar as pessoas para dar os primeiros passos na gestão financeira pessoal e familiar", explicou o professor da FGV Fabio Gallo Garcia, responsável pelo desenvolvimento do curso. A duração deste primeiro é de cinco horas. O segundo e terceiro estão prontos, na parte teórica, porém tramita na área de desenvolvimento tecnológico. "Não tenho previsão para lançamento." O quarto e o quinto da série ainda não foram criados.

Garcia destacou que a iniciativa ocorre por meio do Open Course Ware Consortium, que é um consórcio de instituições de ensino espalhadas pelo mundo que oferecem cursos e materiais didáticos, de forma gratuita, pela internet. "Somos os únicos que oferecemos o certificado de navegação para quem concluir o ciclo."

O acadêmico afirmou que quem terminar esse primeiro curso saberá "principalmente como economizar, fazer a gestão de suas finanças e ter noção básica de investimentos". Os próximos serão sobre como fazer investimento básico, investimento avançado, formar a aposentadoria e o último sobre consumo consciente.

A FGV On-line disponibiliza mais 25 cursos gratuitos em diversas áreas pelo site http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx. Garcia disse que 1,5 milhão pessoas completaram essas aulas.

A BM&FBovespa também atende à essa demanda pela internet. No site http://www.bmfbovespa.com.br/cursos, o consumidor encontra dois módulos: finanças pessoais, e mercado de ações.

Os motivos para oferecer a ferramenta educativa, segundo a coordenadora dos programas de popularização da BM&FBovespa, Christianne Bariquelli, são muitos. "A gente tem tido grande demanda por educação financeira. Esse momento econômico do Brasil, com aumento da renda, as pessoas se perguntam o que fazer com o dinheiro, como usar o crédito, e sobre formar poupança e investir."

NA PRÁTICA - Além de aprender o conceito do dinheiro, os cursandos terão noção sobre estabelecer metas, planejar caminhos para cumpri-las, conter a mão na hora de gastar desnecessariamente e poupar recursos, de modo que o montante gere rentabilidade. Um dos primeiros ensinamentos é criar planilha orçamentária, definindo as receitas e despesas da família para reconhecer onde é possível economizar, como na arte ao lado.

AÇÕES - Para quem pretende aprender sobre o mercado de ações de forma ativa, a BM&FBovespa oferece a ferramenta SimulAção, que comemora um ano com a marca de 100 mil participantes.

O SimulAção disponibiliza ao participante todas os papéis listados na Bolsa de Valores de São Paulo. de modo lúdico e competitivo, o usuário aprende como se comporta o mercado acionário, comprando e vendendo os lotes de papéis com dinheiro fictício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;