Economia Titulo
Petrobras investe no biodiesel
Das Agências
11/02/2007 | 22:37
Compartilhar notícia


Até 2011, a Petrobras quer atingir a produção de cerca de 855 milhões de litros de biodiesel por ano. Atualmente, a estatal brasileira de petróleo investiu US$ 60 milhões no desenvolvimento e implantação de três projetos básicos de processo do diesel vegetal. Tendo como matérias-primas o óleo de algodão, o dendê e a mamona, cultivada por cerca de 70 mil pequenos agricultores familiares, a empresa ainda utiliza como insumos complementares o sebo e o óleo de soja.

Dados da companhia indicam que estão sendo gerados na fase de construção das unidades 1,2 mil empregos diretos e 400 indiretos e o início da operação das unidades está previsto para o quarto trimestre deste ano. Este volume de produção se destina a atender a demanda por biodiesel da Petrobras Distribuidora na região Nordeste.

Planta piloto - Atualmente, a Petrobras desenvolve uma Planta Piloto de processo de biodiesel em Guamaré, interior do Rio Grande do Norte, utilizando uma tecnologia própria de produção direta a partir de grãos, principalmente a mamona. Com uso de tecnologia convencional, testes com diferentes óleos levarão a unidade a uma capacidade de processamento de até 42 metros cúbicos por dia (42 mil litros/dia). Atualmente, a empresa analisa, ainda, outros nove projetos de produção de biodiesel no país: dois no Rio Grande do Sul; dois no Paraná, um em Araraquara, no interior paulista; um no Mato Grosso do Sul, dois no Mato Grosso e um no Amazonas.

Juntos, se aprovados, os projetos resultam em uma produção de 1,2 milhão de metros cúbicos por ano de biodiesel o equivalente a 1,2 bilhão de litros do produto.

Licitação - A Agência Nacional do Petróleo realiza nesta semana o 5º Leilão Público de Biodiesel. Na licitação, as empresas produtoras de biodiesel oferecem o produto para compra da Petrobras e sua subsidiária a Refinaria Alberto Pasqualini.

Serão comprados 50 milhões de litros do produto. Só podem participar do leilão produtores de biodiesel autorizados pela ANP. Nos quatro leilões anteriores foram comercializados 840 milhões de litros de biodiesel. A venda do produto acontecerá pela internet no endereço www.compasnet.gov.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;