Nacional Titulo
Um em cada cinco cariocas vive sob o domínio do crime organizado
Do Diário OnLine
Com Agências
16/06/2002 | 19:29
Compartilhar notícia


Um em cada cinco moradores da cidade do Rio de Janeiro vive em áreas controladas pelos narcotraficantes. As maiores quadrilhas chegam a dispor de até 500 homens e defendem os territórios tanto dos grupos rivais como da própria polícia.

Cerca de 10 mil homens integram o "exército" dos narcotraficantes, que dispõem de sofisticado armamento para controlar cerca de 800 favelas dispersas pela acidentada geografia da cidade maravilhosa, segundo um levantamento feito pelo Jornal do Brasil.

A violência não se reduz aos bairros mais pobres da cidade. 80% dos prédios tem grades de segurança e agora os cariocas instalaram portas e muros eletrificados. Os helicópteros da polícia somente sobrevoam as áreas de risco com as luzes apagadas, para não serem alvos de traficantes.

A própria governadora do Rio, Benedita da Silva (PT), que até há três anos vivia em uma favela, admite que já perdeu vários sobrinhos "metralhados". "Conheço essa fábrica de marginais", assegura em declarações ao jornal "O Globo".

Para entrar nos territórios ocupados é preciso um salvo-conduto do representante 'legal' do morro, o presidente da associação de moradores. Mas aqueles que se negam a se envolver com o tráfico não conseguem se manter no cargo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;