Internacional Titulo
Cresce consumo de drogas na América Latina, indica relatório
Da AFP
02/03/2004 | 18:41
Compartilhar notícia


O relatório anual da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), divulgado nesta terça-feira em Viena, revelou que o consumo de drogas ilícitas está crescendo na América Latina, apesar das medidas oficiais para reduzir a plantação, o tráfico e a demanda. Os dados referem-se ao ano passado.

A Jife, órgão encarregado de aplicar os tratados das Nações Unidas relativos às drogas, assinala em sua seção sobre América Latina que o consumo aumentou tanto na América do Sul quanto na América Central, México e na região do Caribe.

"De acordo com autoridades nacionais competentes na América do Sul, o uso de drogas continua aumentando na região. Embora a maconha seja a droga consumida com mais freqüência na América do Sul, o uso de cocaína e crack é um problema na maioria dos países da região", diz o informe.

Quanto à América Central e ao Caribe, a Jife destaca que apesar de todos os governos terem adotado planos nacionais de controle às drogas ilícitas, "detectam-se esporadicamente na região novas drogas e métodos de abuso, tais como GHB (ácido hidroxibutírico), heroína e MDMA (ecstasy)".

No México, pesquisas nacionais "assinalam que aumentou o uso de cocaína e crack (embora menos que nos anos 90), em particular entre os jovens, e que a cocaína e o crack são cada vez mais usados como drogas de iniciação". Também aumentou o abuso de heroína, devido à "maior disponibilidade, aos preços mais baixos e aos níveis de pureza mais elevados".

Sobre o Brasil, a Jife afirma que "os narcotraficantes desafiam as autoridades locais em algumas cidades e transtornam temporariamente a paz pública". Na Colômbia, o termo 'narcoterrorismo' é cada vez mais utilizado em referência às atividades violentas de grupos armados que protegem ou participam da produção e do tráfico de drogas ilícitas. Já no Peru, rebeldes protegem plantações ilícitas de arbustos de coca, e aumentam os combates abertos entre policiais e narcotraficantes".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;